Ribeirão Preto, Domingo, 02 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aedes causou epidemia em 17 cidades durante o ano passado

DE RIBEIRÃO PRETO

Logo em 6 de janeiro, Ribeirão registrou a morte de uma mulher por dengue hemorrágica. Foi mais um capítulo de uma história que fez quase 30 mil doentes na cidade ao longo do ano.
A epidemia foi tão intensa que, ainda naquele mês, 88% dos casos suspeitos da doença eram confirmados, índice muito acima da média nos picos de epidemia, que varia de 50% a 60% de positividade.
Embora Ribeirão tenha apresentado o pior cenário de dengue não só da de sua história, mas de toda a região, outras localidades, como Jaboticabal, enfrentaram adversidades por causa do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Na cidade, a prefeitura colocou em funcionamento um ambulatório especializado num antigo velório da cidade, já que o sistema de saúde existente não tinha condições de absorver a demanda.
O ano terminou com o recorde de 17 cidades com epidemia de dengue -a última a entrar no ranking foi São Joaquim da Barra, em maio.
Não foi apenas a dengue que sobrecarregou o sistema de saúde de Ribeirão. A prefeita Dárcy Vera culpou prefeitos de municípios vizinhos pelo excesso de pacientes nos postos da cidade. A crítica levou prefeitos do Comam (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana), que engloba 29 localidades, a elaborar um documento de repúdio à declaração de Dárcy.
A prefeita também enfrentou a primeira greve dos servidores, que durou somente dois dias, o suficiente para gerar o caos na saúde.
Não foi só ela, no entanto, que travou duelos com sindicatos: os prefeitos de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), e Batatais, José Luís Romagnoli (PTB), tiveram embates com a categoria ao longo do ano.
Outra cidade que viveu dias conturbados foi Bebedouro. Em 6 de maio, quatro funcionários do primeiro escalão da prefeitura, sete empresários e uma contadora foram presos sob a suspeita de integrar uma quadrilha que fraudava licitações.


Texto Anterior: Dengue, enchentes, Stock e eleições marcam 2010
Próximo Texto: Promotoria analisa documentos sobre recinto de rodeio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.