Ribeirão Preto, Terça, 2 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuga para NE agrava a crise

da Folha Ribeirão

Levantamento do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Franca indica que, nos últimos sete anos, a crise no mercado de trabalho também foi agravada pela fuga de empresas para Minas e para a região Nordeste.
A Vegas, por exemplo, fechou 400 vagas ao se transferir para o Nordeste. Outros 300 trabalhadores ficaram sem emprego depois que a Fremar montou uma unidade em Claraval e Uberada, em Minas. A H.B. e a Samello também reduziram 400 postos de trabalho com a montagem de outras unidades na Paraíba.
Desde 90, foram fechadas 10.190 vagas nas indústrias de Franca.
Nesse período, 26 empresas fecharam e cada uma demitiu, em média, 300 trabalhadores.
Outras três reduziram o quadro de funcionários. Somente em fevereiro do ano passado, 928 trabalhadores foram demitidos e, nos 12 meses, 4.839 vagas foram fechadas. Em relação a 97, houve uma redução no número de demissões. Naquele ano, as empresas dispensaram 8.541 trabalhadores. Nos dois últimos anos,o mês de outubro de 97 foi o que mais demitiu -1.399.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.