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Inventor cria peça que evita que rodas de caminhões se soltem
Invenções particulares são raras na região, diz consultor
DA FOLHA RIBEIRÃO
Antes de explicar para que
serve a peça de metal que está
em exposição no pátio de sua
empresa, Valter Pereira faz
questão de exibir reportagens
em vídeo e em jornais que mostram acidentes, alguns fatais,
causados por conjuntos de rodas de caminhão que se soltaram enquanto o veículo estava
em movimento.
Conhecidos pelos caminhoneiros como Filipe, esses conjuntos de rodas, e a frequência
com que provocam acidentes, é
que levaram o empresário e
torneiro mecânico a trabalhar
por cinco anos na invenção do
Sistema de Segurança para Cubos de Roda para Veículos Longos -ou, como diz o nome de
batismo comercial, Fica-Filipe.
Em Ribeirão desde 1984, Pereira disse ter começado a pensar num sistema seguro para o
Filipe após notar que não havia
nada similar no mercado -apesar de, todas as semanas, alguém reclamar que tinha perdido o Filipe.
Para conseguir chegar ao Fica-Filipe, porém, Pereira teve
que projetar também um novo
tipo de eixo de caminhão. Em
2006, terminou, já devidamente testados, os dois projetos. A
partir daí, deu entrada nos pedidos de patentes para registrar
suas invenções junto ao Inpi
(Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
Segundo o consultor da Berre Marcas e Patentes em Ribeirão Rui Silvestre, um pedido
como o feito por Pereira demora, em geral, quatro anos para
que seja aceito pelo Inpi como
um novo produto ou tecnologia. Nesse tempo, são feitos testes e investigações para ver se o
produto cumpre requisitos de
ineditismo e exclusividade,
além de testes técnicos para
comprovar sua eficácia.
Segundo ele, casos de invenção por profissionais como Pereira são raros na região. A
maior parte dos pedidos de patentes ainda é feita por indústrias e pesquisadores ligados a
atividades acadêmicas. Para
Pereira, porém, essa etapa foi
fácil de ser vencida. O desafio
agora, segundo ele, é viabilizar
comercialmente seu produto.
O empresário disse que, da
forma como ele próprio produz, em pequena escala, o Fica-Filipe é mais de 100% mais caro
do que um eixo comum.
Por isso, tem procurado empresas para oferecer a tecnologia. Com isso, crê que a invenção possa rodar pelas vias do
país, evitando que Filipes desgarrados causem acidentes.
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