Ribeirão Preto, Domingo, 02 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades desenvolvem agências de inovação na região

DA FOLHA RIBEIRÃO

Principais centros produtores de inovações no país, as universidades lutam para que suas tecnologias e produtos ultrapassem os muros acadêmicos e se difundam na sociedade.
Responsável pelo depósito de 53 patentes nos últimos dez anos, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) tem como uma de suas principais ferramentas para atingir esse objetivo a Agência de Inovação da UFSCar, criada no ano passado, após a aprovação, em âmbito nacional, da Lei de Inovação.
De acordo com a diretora da agência, Ana Lúcia Vitale Torkomian, o objetivo da nova estrutura é avançar em parcerias entre pesquisadores, empresas e financiadores -união que ainda enfrenta muitas barreiras, segundo ela. "Com a agência, já conseguimos negociar de forma adequada a propriedade do conhecimento que é produzido na universidade."
Segundo ela, para casos, por exemplo, em que pesquisas feitas dentro da UFSCar têm potencial comercial, podem ser firmadas parcerias com empresas. Nesse caso, a patente continua sendo da universidade, mas a empresa pode explorá-la, pagando pela licença.
Por causa da lei, outras universidades também montaram agências.


Texto Anterior: Inventor cria peça que evita que rodas de caminhões se soltem
Próximo Texto: Nutrição: Franca desenvolve ações contra a obesidade infantil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.