Ribeirão Preto, Terça-feira, 02 de Agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Veículo do Google Street View capta imagens pelas ruas de Ribeirão Preto

Instalado em cima de um carro, sistema captura retratos em 360º, que serão disponibilizados para o mundo pela internet

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Um carro e um sistema de captação de imagens em vários ângulos. Esses são os equipamentos necessários para mostrar Ribeirão Preto ao mundo por meio do site Google Street View, que iniciou ontem a captação de imagens na cidade.
A tecnologia usada no carro é de uma câmera com 15 lentes que tira fotos em 360 graus. Sensores de movimento rastreiam a posição, e um disco rígido armazena os dados coletados em 3D que determinam a distância entre as imagens do Street View.
Não há uma data exata para a publicação das imagens, mas é possível que, até o final do ano, Ribeirão seja vista pela internet. E para as pessoas que foram fotografadas na rua, não há o que temer: os rostos serão desfocados.
Atualmente, segundo a empresa, estão sendo captadas imagens em Agudos, Americana, Cordeirópolis, Hortolândia, Itu, Jundiaí, Limeira, Nova Odessa, Rio Claro, Santa Bárbara d'Oeste, Sumaré, São Manuel e Vinhedo, entre outras cidades.
A direção do Google informou, por meio de sua assessoria, que mais cidades da região terão imagens captadas para o site. O tempo, no entanto, precisa colaborar, porque os dias nublados ou com chuva são ruins para a captação das imagens.
Atualmente, pelo programa, o usuário pode ver cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Quando chegou ao Brasil, no ano passado, o Google Street View gerou polêmica ao captar garotas de programa e vítimas de homicídio.
No caso de Ribeirão, as imagens vão retratar importantes construções, como o Theatro Pedro 2º.


Texto Anterior: Mesmo após medida, fluxo na Francisco Junqueira segue lento
Próximo Texto: Escolas municipais de Franca investem em jogos de raciocínio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.