Ribeirão Preto, Terça-feira, 02 de Agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escolas municipais de Franca investem em jogos de raciocínio

São 60 jogos, muitos de tabuleiro, que beneficiarão 8.700 alunos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO


Escolas municipais de Franca incorporaram uma metodologia internacional de jogos educativos nas salas de aula, num investimento de R$ 2,2 milhões. O projeto, chamado Mind Lab -ou Menteinovadora-, está presente em mais de 30 países.
Os jogos, a maior parte de tabuleiros, foram implantados inicialmente em 15 escolas da rede e deverão beneficiar 8.700 estudantes entre quatro e dez anos de idade neste segundo semestre.
Um total de 524 professores foram capacitados. De acordo com a secretária municipal da Educação, Leila Haddad, o objetivo central da proposta é aprimorar as habilidades cognitivas e melhorar o rendimento escolar dos alunos.
"Compramos mais de 60 jogos, que deverão auxiliar no desenvolvimento de todas as áreas do raciocínio. Os jogos também poderão ser usados durante o recreio e há material que o aluno poderá levar para casa", afirmou.
A previsão é que, a partir do primeiro semestre do ano que vem, a metodologia seja levada a todas as outras escolas municipais.
Segundo Bianca Correa, professora do curso de pedagogia da USP de Ribeirão Preto, a incorporação de brinquedos nas salas de aula é sempre bem-vinda.
"A aprendizagem pelo lúdico é mais rica e adequada. Hoje, infelizmente, há uma defasagem de jogos educativos nas escolas, de um modo geral", disse ela.
Ela afirmou, no entanto, que é preciso refletir acerca da falta de brinquedos básicos. "Sabemos que há escolas que estão comprando lousa digital e tablet, mas não têm bola e rede na quadra."
O Menteinovadora é usado em cerca de 300 escolas do Brasil, de acordo com informações do projeto. Em Ribeirão, duas escolas particulares já usam o método.


Texto Anterior: Foco: Veículo do Google Street View capta imagens pelas ruas de Ribeirão Preto
Próximo Texto: Vereador pode ficar "desobrigado" de dar esclarecimentos à Câmara
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.