Ribeirão Preto, Domingo, 02 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade ocupa área de fazenda de gado que já pertenceu a senadores

DA FOLHA RIBEIRÃO

Antes de se transformar em pólo tecnológico e educacional, São Carlos foi uma vila com poucas casas, que rodeavam uma capela, em 1831. A história remonta ao início do século 19, quando, na área em que hoje é a UFSCar, havia uma fazenda de gado do senador Vergueiro e do Brigadeiro Luís Antônio.
O ano de 1857 é considerado como o de fundação porque foi quando foi criado o distrito que deu início ao núcleo urbano. Com o fim da escravidão em 1888, a cidade passou a ter um grande fluxo imigratório.
Entre 1886 e 1930, a estimativa é que São Carlos tenha recebido cerca de 30 mil imigrantes, dos quais 20 mil italianos. A presença de italianos era tão grande que, durante as primeiras décadas do século 20, o governo da Itália manteve um vice-consulado em São Carlos. Havia, ainda, espanhóis, poloneses, árabes e japoneses.
Foi nesse período que a cidade recebeu o bonde, que circulou entre 1914 e 62. Mas foi na segunda metade do século 20 que a cidade se lançou ao desenvolvimento tecnológico. Nas décadas de 50 e 60, a indústria se fortaleceu com a instalação de fábricas de geladeiras, compressores e tratores.
Em 1953, foi implantada a Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à USP. Hoje a cidade abriga multinacionais como a Volkswagen, Faber-Castell e Electroluz. Na década de 70 surgiu a UFSCar.
Curiosamente, o aniversário da cidade não era comemorado até 1957. Perto do dia 4 de novembro, decidiu-se comemorar em homenagem ao padroeiro, São Carlos Borromeu.
Além da USP e da UFSCar, a cidade conta, também, com o Unicep (Centro Universitário Central Paulista) e a Fadisc (Faculdade Integradas de São Carlos). Ao todo, são 20 mil estudantes universitários.


Texto Anterior: São Carlos, 151
Próximo Texto: Cana bate recorde de produção na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.