Ribeirão Preto, Terça-feira, 03 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede pode ganhar 88 novos leitos até o final do semestre


DA FOLHA RIBEIRÃO

A rede básica de saúde em Ribeirão Preto pode ganhar 88 novos leitos de atendimento pelo SUS até o final deste semestre. As vagas seriam criadas com reformas na Santa Casa, Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas e com a inauguração do hospital estadual de Serrana.
Segundo a secretária da Saúde, Carla Palhares, o déficit em Ribeirão é de pelo menos 200 vagas. Para tentar resolver o problema, ela disse que a prefeita Dárcy Vera (DEM) tenta agendar uma audiência em Brasília com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com a missão de conseguir verbas para um novo hospital.
"A médio prazo, as reformas seriam uma solução, mas para resolver o problema, só mesmo um novo hospital na cidade, e isso não é fácil", disse Carla, que acredita que o crescimento da população e o aumento da procura por pacientes de fora de Ribeirão são a causa da saturação do sistema.
Vinte vagas viriam de reformas da Santa Casa e Beneficência, que ainda estão em projeto. No HC, a reforma foi concluída e R$ 450 mil foram investidos em equipamentos, mas a abertura de 18 vagas depende da contratação de funcionários.
Outras 50 vagas, destinadas a pacientes de ortopedia, podem ser abertas com a inauguração do hospital de Serrana, pronto desde o final de 2008, mas que ainda não começou a operar por conta de desentendimento entre o Estado e o município.
A prefeita negocia também com investidores privados e o Estado a construção de um hospital por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada).


Texto Anterior: 35 pessoas esperam internação em Ribeirão
Próximo Texto: Comerciante e aposentado conseguem vaga após 70 horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.