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Acidentes nas estradas crescem 23,4%
Polícia Rodoviária atribui aumento às chuvas excessivas dos primeiros meses do ano e à imprudência dos motoristas
Segundo especialistas em trânsito, crescimento do tráfego e sensação de segurança impulsionam
o registro de acidentes
LUIZA PELLICANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO
O total de acidentes nas rodovias da região de Ribeirão
Preto apresentou crescimento
de 23,48% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual
período do ano passado. Entre
os motivos apontados pela polícia para o aumento estão as
chuvas dos primeiros meses de
2010 e a imprudência.
De acordo com cruzamento
dos dados das bases da Polícia
Rodoviária de Ribeirão e Araraquara, em 2009 foram registrados 1.286 acidentes nos três
primeiros meses do ano, ante
1.588 do mesmo período neste
ano, média de 17,64 por dia.
Já o índice de feridos aumentou: de 382 para 462, o que representou 20,94% a mais. O
número de mortos, por sua vez,
diminuiu 5,55% -de 36 para 34
(veja quadro ao lado).
Na área da base da Polícia
Rodoviária de Araraquara, um
dos fatores apontados para o
aumento dos acidentes é o excesso de chuvas nos primeiros
meses do ano, além da imprudência dos motoristas e da falta
de educação no trânsito.
"Os motoristas não estão respeitando as leis de trânsito na
cidade, imagine nas estradas.
Muitas vezes eles saem atrasados e querem compensar aumentando a velocidade na rodovia", afirmou o tenente Luciano Di Doné, que comanda
interinamente a Polícia Rodoviária da região.
Já na área de Ribeirão Preto
as causas apontadas são o excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e falha
humana. "Os acidentes acontecem justamente onde o asfalto
da rodovia é de melhor qualidade. A fiscalização é maior nesses pontos", disse o capitão
Jean Charles Zanato, comandante da polícia de Ribeirão.
Para Coca Ferraz, especialista em trânsito e transporte da
USP de São Carlos, os acidentes
aumentaram devido ao aumento do tráfego nas estradas e ao
abuso dos motoristas.
Para ele, o chamado "efeito
Peltzman" (criado por um economista que demonstrou como
mudanças de leis de segurança
no trânsito impactam no comportamento humano) e a teoria
de compensação de riscos de
Wilde (cada indivíduo tolera
mais algum tipo de risco), explicam a alta no total de acidentes, pois o motorista se sente
mais seguro devido à qualidade
da rodovia e acaba sendo imprudente.
Já para o professor do Centro
Universitário Moura Lacerda
Creso de Franco Peixoto, mestre em transportes, o ideal seria
a mudança constante do local
dos radares. "É o que chamo de
"efeito espantalho". Normalmente após o motorista passar
[pelo radar], ele volta a ter atitudes erradas."
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