Ribeirão Preto, Segunda-feira, 03 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

37% das pessoas com dengue não têm sintomas, diz estudo

Edson Silva - 28.abr.10/Folha Imagem
A agente do Controle de Vetores Simone de Almeida inspeciona piscina de casa em Planalto Verde

DA FOLHA RIBEIRÃO

Estudo desenvolvido na USP de Ribeirão Preto mostra que 37% das pessoas pesquisadas que não apresentaram nenhum sintoma de dengue na verdade tinham a doença. O estudo foi comandado pelo epidemiologista Benedito Antônio Lopes da Fonseca, no ano passado, com 80 pessoas que tinham contato diário com 20 pacientes com dengue.
Nenhuma delas tinha nenhum sintoma de dengue, mas exames de sangue mostraram que 30 estavam com a doença. O mesmo estudo será feito novamente neste ano, com mais pessoas, e o resultado será apresentado no próximo mês. "Algumas pessoas não têm sintoma da dengue e, mesmo assim, estão doentes. Essa variação da intensidade da doença depende da resposta imunológica de cada paciente", disse.
A estimativa é que, para cada caso confirmado de dengue, outros dez não são notificados porque o paciente não apresentou sintomas ou não procurou atendimento. Segundo a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, nos últimos 20 anos cerca de 25 mil moradores da cidade já tiveram dengue.
Uma vez no organismo, segundo Fonseca, o vírus tem duas saídas: desencadear uma reação intensa ou se manifestar de maneira amena. "Isso é definido pela genética de cada um, mas uma pessoa que leva uma vida saudável, com uma boa alimentação e que pratica exercícios físicos tem mais resistência e seu sistema imunológico está mais bem preparado para combater vírus e bactérias", afirmou Cláudio Souza de Paula, coordenador do programa de combate à dengue de Ribeirão.
A preocupação dos médicos é com as pessoas que pegam a doença pela segunda ou terceira vez, sem saber que já tiveram a dengue em outras ocasiões. Em 2010 foram confirmados 15.373 casos da doença em Ribeirão, com três mortes.


Texto Anterior: Acidentes nas estradas crescem 23,4%
Próximo Texto: São Joaquim: 7 detentos que fugiram da cadeia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.