Ribeirão Preto, Sábado, 03 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de veículos sobe 76% e bate recorde

No último mês com isenção total de IPI, as concessionárias de Ribeirão comercializaram 3.518 veículos, segundo a Fenabrave

Lojas comemoram o resultado do último mês com isenção total de IPI; apesar da euforia, houve queda no acumulado do ano


Edson Silva/Folha Imagem
Carros à venda na Santa Emília, em Ribeirão; economista prevê vendas aquecidas até dezembro

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Os últimos dias de isenção total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) fizeram de setembro o mês em que mais se vendeu veículos novos em Ribeirão Preto desde 2007. Os dados foram divulgados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
No mês passado, foram vendidos na cidade 3.518 veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos. O resultado é um salto de 76,5% em relação ao mesmo período de 2008, quando "apenas" 1.993 veículos foram comercializados. Em relação a agosto deste ano, o avanço também foi significativo: 21,6%.
Analisando-se apenas a venda de automóveis, o aumento é ainda maior: 106,2%. No mês passado, foram 2.295 carros vendidos, ante 1.113 em setembro de setembro de 2008.
"Nós tínhamos uma meta a ser batida em setembro, mas nós a ultrapassamos, e muito. No primeiro semestre, a média era de 30 pessoas visitando cada loja por dia. Nos últimos dias de setembro, a média chegou a 55", disse Rui Flávio Chúfalo Guião, diretor presidente do Grupo Santa Emília.
A supervisora de vendas da Itacuã, Roseli Lemos Torres, também comemorou a superação das expectativas. "Vendemos mais do que em março, que havia sido um mês muito bom, pois seria, também, o último com redução de IPI [a medida foi prorrogada pelo governo]."
Apesar da euforia, 2009 continua sendo um ano complicado para o setor de automóveis. Entre janeiro e setembro, Ribeirão vendeu 24.797 veículos, ante 26.667 no mesmo período de 2008 -recuo de 7%.
Para Alberto Borges Matias, professor da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, as festas de fim de ano devem manter aquecidas as vendas de veículos. "A expansão do consumo continua forte de outubro até dezembro. Mas janeiro já deve ser outra história", disse.
São Carlos acompanhou a tendência de Ribeirão e também registrou crescimento de 8,3% em setembro de 2009 em relação ao mesmo mês de 2008. Em Araraquara, o aumento no mesmo período foi de 18,7% (veja quadro nesta página). Já Franca foi na contramão e registrou queda nas vendas (leia texto nesta página).
A partir deste mês, o IPI passou a ser reajustado mês a mês. Até setembro, um carro de mil cilindradas tinha isenção total do imposto. Neste mês, o IPI será de 1,5%, em novembro sobe para 3%, em dezembro, vai para 5%, e por fim, em janeiro, chega aos 7%.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: No país: Vendas de veículos registram baixa de 1,27% no mês de setembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.