Ribeirão Preto, Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Alheio às blitze dos fiscais, índio vende ervas em tenda montada no calçadão

DA FOLHA RIBEIRÃO

Em meio à briga entre camelôs e fiscais da Prefeitura de Ribeirão, um vendedor trabalhava tranqüilamente ontem oferecendo suas ervas no calçadão, protegido por uma tenda branca do tipo que se monta na praia, com estacas no chão. Nome: Macsuara, 47. Trata-se de um índio da tribo kadiwéu, de Mato Grosso do Sul, que expõe e vende produtos da floresta.
Até o dia 12 deste mês, ele tem autorização da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão para armar sua barraca na praça 15 de Novembro.
"Nós ficamos aqui porque estamos divulgando a nossa cultura. Damos palestras aqui no calçadão, em escolas e associações e vendemos alguma coisa também", disse Macsuara. Na tenda montada há 20 dias, ele vende chás curandeiros, além de camomila, ginseng, guaraná em pó, jaborandi e outras plantas.
Com os produtos, ele já viajou por todo o Brasil e, antes de chegar a Ribeirão, esteve em Campinas. "Todas as prefeituras sempre apóiam a gente. Se eu contasse por onde andamos você precisaria de um jornal inteiro para escrever ", afirmou Macsuara.
Segundo José Augusto da Cruz, diretor-interino do Departamento de Fiscalização Geral da prefeitura, embora qualquer tipo de comércio ambulante no quadrilátero central seja proibido por lei municipal, os índios estão protegidos por lei federal, que os autoriza a expor e a vender esses tipos de produtos. "Por isso, infelizmente, nós da fiscalização ficamos de mãos atadas", disse Cruz.
Segundo informações do site oficial do Museu do Índio, localizado no Rio, a tribo kadiwéu ficou conhecida por lutar na Guerra do Paraguai em favor do Brasil. Os kadiwéus são bons cavaleiros e famosos pela produção de pinturas, artesanato e pelos desenhos corporais que valorizam formas geométricas.


Texto Anterior: Procon autua loja de rede que não mostra juros
Próximo Texto: Lojistas de Franca instalam câmeras em duas áreas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.