Ribeirão Preto, Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lojas de bairro precisam se profissionalizar, diz professor

DA FOLHA RIBEIRÃO

A expansão do comércio em direção aos bairros tem um caráter positivo: a profissionalização dos estabelecimentos de menor porte, para que não percam espaço para as grandes redes. A análise é do economista da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, Alberto Borges Matias.
Segundo Matias, a profissionalização é importante principalmente para que o lojista evite perdas. "Muitas vezes, o gestor não conhecendo uma característica de gestão, como capital de giro, acaba tendo recursos a mais onde não deveria, caso típico de estoque",disse.
A prevenção às perdas é importante, segundo o economista, porque a margem de lucro do varejo é pequena, quase sempre abaixo do patamar de 10%. "Por isso se exige uma administração mais eficiente", afirmou o professor.
Outros pontos, segundo Matias, que favorecem o fortalecimento do comércio de bairro são a especialização em determinados nichos e o foco no relacionamento com os clientes. "Muitos desses comércios são de pessoas do próprio bairro que conhecem os clientes, que têm uma conversa a mais, um atendimento personalizado, o que agrada muita gente."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Foco: Fundada há 43 anos por um japonês, loja dos Campos Elíseos aposta na tradição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.