Ribeirão Preto, Domingo, 04 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Museu de Brodowski traz obras de moradores de rua

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Os pássaros e árvores, as flores e a pipa junto ao campo de futebol surgem em preto e branco ou em cores fortes como o laranja e o verde em pequenos quadros brancos.
A exposição de 27 obras, sob a coordenação de um dos principais museus da região, parece um convite à mostra de um artista renomado.
A nova exposição aberta anteontem pelo Museu Casa de Portinari, em Brodowski, porém, revela ao público o trabalho de arte produzido por moradores de rua de São Paulo, sob a coordenação da Pinacoteca do Estado.
É a primeira vez que um museu do interior paulista recebe a mostra "Convivência - Ação Educativa Extramuros". Para abrigar as obras, o museu alugou uma casa próxima daquela onde estão as tradicionais pinturas na parede do filho ilustre da cidade Candido Portinari.
Segundo a gerente-geral do museu, Cristiane Patrícia, 30, os desenhos utilizaram diferentes técnicas como a xilogravura, em que uma peça de madeira é esculpida e "carimbada" no papel.
A surpresa não se limita ao público. Os depoimentos dos moradores de rua perto dos quadros mostram a descoberta do próprio talento.
"Quando íamos imaginar que de uma madeira faríamos uma coisa dessas?", pergunta a moradora de rua Vera Regina Corrêa, a autora do quadro com uma bela flor vermelha. Foi a obra preferida da aluna Beatriz Paluan, 9. "Gostei da pintura. Ela retrata a natureza."
O segurança Luiz Fernando Marinheiro Frederico, 40, admirou-se pela qualidade das obras. "Além de mostrar para a sociedade que é capaz, ele mesmo consegue ver do que é capaz."
A exposição vai até 8 de agosto. Informações: 0/xx/ 16/3664-4284.


Texto Anterior: Ferramenta é um avanço na área, diz especialista da UFRJ
Próximo Texto: Perfil - Nelson Biasoli: Brasileiro com muito orgulho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.