Ribeirão Preto, Segunda-feira, 05 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens são o alvo da 3ª etapa da vacinação

Imunização contra vírus da gripe H1N1 para a faixa entre 20 e 29 anos começa hoje; 2ª etapa foi prorrogada

DA FOLHA RIBEIRÃO E DA REPORTAGEM LOCAL
Começa hoje a terceira etapa da vacinação contra o vírus da gripe H1N1, conhecida como gripe suína. Nesta fase, serão imunizados adultos entre 20 e 29 anos, até 23 de abril.
Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária correspondeu a 20% das mortes e 24% dos casos de gripe suína de 2009. O órgão quer imunizar, nesta etapa, ao menos 28 milhões de pessoas, o correspondente a 80% do grupo.
Até 23 de abril também podem se vacinar grávidas, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos -eles fazem parte da segunda etapa de vacinação que terminaria na sexta passada, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. O motivo alegado foi que o feriado da Páscoa impediu muitas pessoas de irem aos postos de saúde.
Em Ribeirão, a campanha não tem alcançado nem metade do público-alvo. Na semana passada, a Vigilância Epidemiológica soltou um balanço parcial indicando que apenas 904 grávidas tinham se imunizado e, no total, nas quatro semanas de vacinação, tinham sido aplicadas 11.262 doses da vacina -mais tarde, em nota, a Vigilância alegou que os números divulgados não estavam totalmente atualizados.
Só nesta segunda fase, que inclui gestantes, doentes crônicos e bebês até dois anos, a meta era vacinar 111 mil pessoas na cidade. Como crônicos, entende-se quem tem diabetes, câncer ou doenças cardíacas e renais, por exemplo. Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica de Ribeirão, Ana Alice de Castro e Silva, esse grupo tem prioridade por ter risco maior de complicações e óbitos decorrentes da doença.
As próximas faixas etárias a serem vacinadas são os idosos (de 26 de abril a 7 de maio) e a população de 30 a 39 anos (de 10 a 21 de maio). Ficaram de fora do calendário de vacinação gratuita as faixas de 2 a 19 anos e de 40 a 59 anos.
Os grupos de risco foram definidos por orientação da Organização Mundial da Saúde. O cuidado com as grávidas é redobrado. Mulheres que descobrirem estar grávidas entre 2 de abril e 21 de maio também serão vacinadas.
Em 2009, foram registrados no país 42.989 casos de gripe suína, com 2.51 mortes, segundo o Ministério da Saúde.


Texto Anterior: Maioria não sabe qual é a função dos bombeiros
Próximo Texto: Botafogo é goleado e dá adeus às semifinais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.