Ribeirão Preto, Terça-feira, 05 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP é capaz de identificar nova gripe em 24 horas

Laboratório de Ribeirão é um dos melhores do país

DA FOLHA RIBEIRÃO

O laboratório de virologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo), ganhou ontem a capacidade de diagnosticar a gripe A(H1N1) em menos de 24 horas.
O avanço se deu depois da divulgação pela OMS (Organização Mundial da Saúde) das diferenças genéticas entre o vírus já conhecido e o novo, que passou por mutação.
"Quando nos familiarizarmos com o sequenciamento genético, poderemos dizer em menos tempo", disse o responsável pelo centro, Eurico Arruda. A estrutura do CPV (Centro de Pesquisa em Virologia) foi usada uma vez desde o início do surto da nova gripe, há dez dias, em caso que não chegou a ser anunciado oficialmente.
Um morador de Ribeirão Preto apresentou alguns sintomas depois de fazer um voo do Rio de Janeiro a São Paulo em companhia de mexicanos, alguns que apresentaram sintomas do influenza A.
"O teste aconteceu na semana passada e o resultado foi negativo, como esperávamos. Foi a única vez que utilizamos o laboratório para esse fim", disse.
Com a sequência genética do vírus divulgada, todos os 51 hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde como referência para tratar casos suspeito da gripe A(H1N1), entre eles o Hospital das Clínicas de Ribeirão, têm capacidade de realizar o teste rápido.
Em atividade desde 2007, o CPV teve investimento de R$ 5 milhões e tem mais de 1.000 m2. Nele, trabalham cinco docentes e fazem pesquisa cerca de 50 alunos (graduação e pós). Um dos laboratórios tem nível de biossegurança 3 -no país, não há nenhum laboratório com classificação maior.
Segundo o Ministério da Saúde, até ontem eram 25 os casos suspeitos da gripe no Brasil. Outros 36 pacientes são monitorados em 16 Estados.


Texto Anterior: Ribeirão pode virar samba-enredo em SP
Próximo Texto: Pesquisa mostra que hantavirose é mais letal na região de Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.