Ribeirão Preto, Terça-feira, 06 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doente crônico é o que menos busca vacina

Ribeirão não atinge meta da 2ª fase da campanha

LUIZA PELLICANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto anunciou que não alcançou a meta de vacinar 111 mil pessoas na segunda etapa da imunização da gripe H1N1. Uma das razões é baixa procura por doentes crônicos, que são os que têm diabetes, câncer ou doença cardíaca e renal.
Eles são cerca de 80 mil pessoas, a maioria do grupo projetado. Diante do quadro, a vacinação, que terminaria na semana passada, foi estendida até o dia 23. Ontem, começou a terceira fase da campanha, para jovens de 20 a 29 anos. A meta é alcançar 80% das 159 mil pessoas nessa idade.
Nas cinco UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) ouvidas pela Folha, a procura por doentes crônicos, considerados prioritários, está aquém do previsto.
"Estamos preocupados. Os doentes crônicos têm tendência a desenvolver a forma mais grave da doença", disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da pasta, Elisabete Paganini. A maior dificuldade, segundo ela, é não saber onde estão esses pacientes.
Na UBDS Sumarezinho, só 10% dos pacientes crônicos previstos foram vacinados, segundo a diretora de enfermagem, Ione Carvalho Pinto.
O diabético Arlindo Florian, 59, aproveitou a prorrogação da campanha e se vacinou ontem pela manhã na unidade. "Já sabia que a campanha ia se estender e nem me preocupei. Antes, eu estava resfriado e não sabia se poderia tomar a vacina."


Texto Anterior: No camelódromo será ponto de partida da "tolerância zero"
Próximo Texto: Boa Esperança: Quadrilha rouba trator e agrotóxicos de área da Fischer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.