Ribeirão Preto, Quinta-feira, 06 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dengue causa duas mortes em Dumont e Orlândia

Vítimas são uma mulher de 21 anos e um homem de 80, que faleceram anteontem

Com esses casos, número de mortes causadas neste ano pela dengue na região chegou a nove, das quais cinco ocorridas em Ribeirão


HÉLIA ARAUJO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas ontem na região de Ribeirão Preto. As vítimas são de Dumont e Orlândia. Agora já são nove óbitos causados pela doença em quatro municípios -16 cidades enfrentam epidemias de dengue.
A Secretaria da Saúde de Dumont confirmou que a auxiliar administrativa Cíntia Zanarotti, 21, morreu vítima de dengue anteontem, após ficar internada por três dias no hospital São Francisco, em Ribeirão.
Já em Orlândia, a segunda vítima da doença na cidade foi um aposentado de 80 anos que morreu com dengue hemorrágica e tinha problemas imunológicos crônicos. Ele estava internado há 15 dias no hospital São Lucas, em Ribeirão, e morreu na tarde de anteontem -o nome não foi divulgado.
A outra vítima da doença em Orlândia foi o açougueiro Raul Paulo Simões, 22, que morreu no último dia 20, depois de três dias internado no hospital São Francisco, em Ribeirão.
Segundo o coordenador de saúde básica de Orlândia, Sérgio Bruno de Oliveira, as duas mortes ocasionadas pela dengue foram fatalidades.
No caso do aposentado, Oliveira disse que a vítima tinha problemas crônicos, o que fez a doença evoluir para o quadro hemorrágico. Já a morte de Simões continua sendo investigada, pois não se sabe a classificação da dengue que ele teve.
"Pelo quadro clínico, acreditamos que ele morreu de dengue por choque, uma forma rara e grave da doença."
Diferentemente da dengue hemorrágica e da com complicações, a dengue por choque se caracteriza pela desidratação aguda, redução de volume sanguíneo e pressão baixa.
"Esses sintomas evoluem muito rapidamente e provocam a falência múltipla de órgãos, levando o paciente à morte. Nesses casos é praticamente inevitável o óbito", afirmou.
Ainda de acordo com Oliveira, um mutirão de combate à dengue foi iniciado na última segunda -Orlândia tinha 235 casos confirmados ontem.
Em Ribeirão, até anteontem 15.497 pessoas tiveram dengue neste ano. A Secretaria de Saúde não divulgou o número atualizado de casos de ontem.
Além das mortes em Orlândia e Dumont, a região registra ainda cinco óbitos em Ribeirão e um em Taquaritinga.


Texto Anterior: Outro lado: Vice-reitor diz que situação vai ser resolvida
Próximo Texto: Patrimônio: Igreja apresenta projeto sobre algodoeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.