Ribeirão Preto, Terça-feira, 06 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Promotoria acusa prefeito de Ribeirão de propaganda irregular

DA FOLHA RIBEIRÃO

O promotor de Justiça de Ribeirão Preto Carlos Cezar Barbosa impetrou uma ação contra o prefeito Luiz Roberto Jábali (PSDB) e contra o vereador Delcides Canelli (PFL) na Justiça Eleitoral por propaganda política irregular.
Em caso de condenação, o prefeito pode ser multado e até ter seu mandato cassado.
A legislação prevê que os candidatos só podem iniciar as campanhas após as convenções dos partidos, que devem ocorrer entre 10 e 30 deste mês. Além disso, a Justiça determina que as veiculações de propaganda só podem ter início após o dia 5 de julho.
No mês passado, o promotor também impetrou uma ação contra vários pré-candidatos que estavam exibindo propaganda irregular em muros da cidade.
De acordo com a ação, o vereador Delcides Canelli (PFL) estaria distribuindo panfletos com sua foto pelas ruas da cidade.
No material, ele cita sua preocupação com a cidade e sugere que a população o procure para dar opiniões sobre como resolver os problemas locais. O promotor sugere a aplicação de uma multa de 20 mil a 50 mil ufirs (R$ 21.282,00 e R$ 53.205,00).
Já contra Jábali, a Procuradoria questiona uma propaganda oficial que relaciona a imagem do prefeito à geração de empregos. Para o promotor, o material também fere a lei eleitoral.
Devido ao material ter sido pago com dinheiro público, Jábali também está sendo acusado de improbidade administrativa.
O prefeito Luiz Roberto Jábali foi procurado pela Folha, mas sua assessoria afirmou que o caso é de responsabilidade da Procuradoria Geral do Município.
A procuradora Maria Helena Cividanes não foi encontrada para comentar o assunto.
Já o vereador Delcides Canelli afirmou que desconhece a ação.


Texto Anterior: Eleições 2000: Jábali confirma que disputará reeleição
Próximo Texto: Telefonia: Sindicato deve acionar a Ceterp por supostos danos a acionistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.