Ribeirão Preto, Sexta-feira, 06 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região multa 67 locais no 1º ano da Lei Antifumo

Norma que proíbe fumo em locais públicos resultou em 45.567 autuações

Barretos foi a terceira microrregião do Estado proporcionalmente mais multada; Pinguim de Ribeirão foi autuado

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

As microrregiões de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos multaram 67 estabelecimentos por descumprirem a Lei Antifumo, que completa um ano amanhã.
A legislação proíbe o fumo em lugares públicos e coletivos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que, no período, foram realizadas 45.567 inspeções na região. As multas representam 0,15% do total visitado.
Segundo a chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Ondina Terezinha Dourado Galerane, os dados revelam que houve boa aceitação da lei pela população e pelos comerciantes na região.
A microrregião mais multada proporcionalmente foi a de Barretos, que ficou em terceiro lugar no Estado. Foram 22 autuações em bares, restaurantes e boates, para 6.360 inspeções realizadas.
Já a microrregião com a menor taxa de multas foi a de Ribeirão. Foram 12 multas para 24.747 inspeções, o que significa 0,05% de descumprimento. Todas as autuações ocorreram na cidade de Ribeirão, em seis restaurantes, dois bares, duas lanchonetes e dois condomínios.
Um dos locais autuados foi a famosa Choperia Pinguim. Segundo o sócio José Paulo Ferreira, a multa foi aplicada na unidade do RibeirãoShopping, quando um cliente desligou o equipamento que faz uma cortina de ar e impede a entrada da fumaça no local.
"Fomos autuados, mas até hoje não recebemos a multa para ser paga." Depois do episódio, segundo Ferreira, o fumo foi proibido no local.
Porém, nas unidades do centro e do Shopping Santa Úrsula foram criadas barreiras nos terraços, como paredes de vidro e aparelhos de ar. Nestes locais, os clientes fumam normalmente.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Lei diminuiu o monóxido de carbono em locais fechados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.