Ribeirão Preto, Domingo, 06 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madrugada é opção para atividades em Ribeirão

Motivos alegados são a falta de tempo para as atividades ao longo do dia e o calor

Mecânicos que trabalham durante a madrugada na cidade não atendem todos os chamados, por causa do temor de assaltos

LEANDRO MARTINS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Enquanto para a grande maioria das pessoas a madrugada é reservada apenas para o descanso, há quem opte por esse horário para atividades rotineiras, como ir às compras ou até mesmo se exercitar na academia. Em Ribeirão Preto existem serviços e comércios que, de olho nesse público seleto, mantêm as portas abertas.
Há quem faça essa escolha por opção, porque realmente gosta da tranquilidade da madrugada, mas existem aqueles que recorrem a essa saída por falta de tempo durante o dia.
A estudante Letícia Muto, 29, está incluída no segundo grupo, dos que optam pelo horário alternativo por causa do dia corrido. Ela trabalha como programadora durante o dia e à noite vai para a faculdade, onde cursa ciência da computação. "Quando saio do trabalho tenho apenas uma hora para ir para casa e me arrumar", disse.
Ao retornar da faculdade, após as 23h, ela vai direto para a academia, onde fica até depois da 0h30. "Se não tivesse esse horário alternativo eu dificilmente estaria fazendo."
De acordo com Edcarlos Delarisce, da Atitude Academia, o estabelecimento optou pelo horário de funcionamento estendido até as 2h justamente para beneficiar quem não consegue reservar um horário do dia para os exercícios físicos. "Muitos alunos da academia saem direto da faculdade e do trabalho e vêm para cá treinar."
Já o bancário Fábio Eurípedes Pereira, 26, gosta mesmo é da tranquilidade proporcionada pelo final da noite e início da madrugada para se exercitar.
Ele disse que trabalha até as 19h, mas prefere ir para casa relaxar antes dos exercícios.
Enquanto a maioria dorme e alguns se exercitam, há um grupo que escolhe a madrugada para fazer compras. No Pão de Açúcar da avenida Independência, único estabelecimento do tipo a funcionar durante 24 horas na cidade, é fácil achar clientes que vão às compras na madrugada por opção.
"Nesse horário a gente já fez tudo que precisava fazer, aí vem ao supermercado para as compras", disse o administrador Francisco Mafra, 68, encontrado pela Folha por volta da 1h em um dos corredores.
A opção pelo horário muitas vezes é encarada em família. Mesmo de madrugada, o casal Fabiana Matos, 35, e Marcus Matos, 39, foi às compras com a filha Elisa, de dois anos.
O casal não tem uma jornada de trabalho que avança até tarde -ambos trabalham até as 18h. Mesmo assim, gostam de fazer compras de madrugada. Um dos motivos: o calor.
"Durante o dia é ruim até para sair com ela [filha], porque é muito quente. Sem falar que nesse horário o supermercado não está lotado, então acaba sendo uma atividade mais prazerosa do que uma obrigação", afirmou Fabiana.


Texto Anterior: Reserva legal foi instituída por código de 1967
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.