Ribeirão Preto, Domingo, 06 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jaboticabal tem melhor gestão de cultura da região

É o que aponta índice de gestão produzido pelo Ipea para o Ministério da Cultura

Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara também figuram entre as 50 melhores localidades do país no setor cultural

DOUGLAS SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Jaboticabal é a cidade da região que apresenta o melhor Índice de Gestão Municipal em Cultura, aponta estudo elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para o Ministério da Cultura.
O IGMC da cidade é 162,399, o 18º melhor do país, num ranking que ainda tem outras três cidades da região entre as 50 mais bem colocadas.
Ao todo, foram analisados 5.562 municípios. Para a obtenção do índice, foram usados dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2006, sobre diversidade cultural e territorial. O Ministério da Cultura vai usar esses números para direcionar recursos.
Segundo o pesquisador que coordenou a pesquisa, Rogério Boueri Miranda, o índice mede o apoio que cada prefeitura fornece para a cultura. A pontuação final do índice é atingida pela média aritmética de três categorias analisadas.
O segundo melhor desempenho da região é o de Ribeirão Preto, 32ª no país, com 156,931 pontos, num ranking de 0 a 200. São Carlos e Araraquara são as seguintes (veja quadro ao lado). Caxias do Sul (RS), com 179,51 pontos, liderou o ranking nacional, à frente de Santos, com 179,40 pontos.
Para o prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori (PPS), o ranking pode ajudar os municípios a direcionar melhor os recursos. "Acredito que esse ranking pode ser comparado com o programa Município Verde Azul e vai facilitar na captação de recursos junto aos governos federal e estadual", afirmou o prefeito.
Segundo a secretária da Cultura de Araraquara, Euzânia Andrade, a principal característica que garantiu uma boa classificação foi a continuidade de projetos na área cultural.
Já para Adriana Silva, titular da pasta em Ribeirão Preto, o ranking será importante para direcionar esforços na área cultural e estimular um tipo de marketing cultural que pode ajudar no fomento da cultura.
"Quando o ranking for feito de novo, vamos subir muitas posições. Estamos com um grande pacote de ações culturais programadas e 2010 será o ano da cultura em Ribeirão."
De acordo com o secretário da Cultura de Caxias do Sul, Antônio Feldmann, o ranking ajuda a preparar melhor as cidades para investir no setor, que está "longe do ideal". "O ranking serve como um estimulo a mais", disse Feldmann.
Quarta colocada no país, Recife (PE) teve o melhor desempenho entre as capitais. O secretário Renato Braga disse que o turismo cultural e a arrecadação de verbas são beneficiadas com a divulgação do ranking, que também levanta a autoestima de artistas e gestores. "Para qualquer cidade é bom estar bem posicionada."


Texto Anterior: Sertãozinho deve fechar convênio com a USP
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.