Ribeirão Preto, Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carro zero tem alta de 7% na região em 2009

Maior aumento no ano ocorreu em São Carlos (23%); em Ribeirão, alta foi de 3%

Resultado da região é o melhor desde que a Fenabrave passou a disponibilizar dados por município, em 2003


JEAN DE SOUZA
DA FOLHA RIBEIRÃO

O ano que começou sob o temor da crise econômica global terminou com recorde de vendas de carros nas quatro maiores cidades da região de Ribeirão, com 39.704 automóveis. É o melhor resultado desde que os dados são disponibilizados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2003, quando 16.090 automóveis zero-quilômetro saíram das concessionárias.
O número de 2009 representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, quando as vendas somaram 36.988 automóveis e comerciais leves (picapes e utilitários) em Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara.
A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) deu o principal impulso às vendas, segundo Luis Eduardo Guião, diretor do grupo Santa Emília, que tem lojas da Volkswagen e Toyota em Ribeirão e irá inaugurar mais uma com a marca Renault em São Carlos, no próximo dia 15.
Juros mais baixos e prazo mais longo no financiamento, além da volta da confiança na economia, principalmente no segundo semestre, completaram o quadro positivo, de acordo com Guião.
Confiança, acesso ao crédito e a oportunidade de aproveitar o IPI mais baixo motivaram o taxista Marcelo de Oliveira, 42, a novamente comprar um carro novo, ontem. Três meses atrás, já havia adquirido um Volkswagen Voyage. Ontem, adquiriu um Ford Ka.
No início do ano passado, poucos arriscariam apostar em números tão bons, de acordo com o supervisor de vendas da Ortovel Ford, Renato Pinto Saraiva. "O ano de 2009 era uma incógnita. Diante da expectativa, foi muito bom."
O freio nas vendas no final do ano passado, com os temores da crise econômica já instalados, fez com que as vendas em dezembro de 2009 superassem por larga vantagem as fechadas no mesmo período do ano anterior. Com a base "fraca" de comparação, Ribeirão, por exemplo, vendeu 66% mais carros no último mês de 2009.
Para 2010, com o otimismo de volta ao segmento, a projeção é superar as vendas de 2009 em pelo menos 10%, de acordo com Guião e Saraiva.
Maior economia da região, Ribeirão Preto teve o crescimento mais tímido entre as maiores localidades: 3%.
São Carlos foi onde as vendas mais subiram, 23%, seguida por Araraquara (15%) e Franca (11%). Com 24.507 automóveis e comerciais leves saídos das concessionárias, Ribeirão, no entanto, vendeu 9,3 mil veículos desse tipo a mais do que as três outras localidades juntas.


Texto Anterior: Atendimento: Paciente passou por hospital antes de morrer em UBDS
Próximo Texto: Saúde: Hospital do Câncer de Franca vive deficit financeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.