Ribeirão Preto, Sexta-feira, 07 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região tem 10 supermercados em ranking

A rede Savegnago, de Sertãozinho, aparece em sexto lugar na lista dos 50 maiores grupos do Estado

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) com as maiores do setor no Estado mostrou que, dos 50 primeiros lugares, dez redes são da região de Ribeirão.
O mais bem colocado da região, em sexto lugar, é o Savegnago, de Sertãozinho. Supermercados de Araraquara, Colina, Ribeirão, Batatais, Matão, Ituverava, Ibaté e Pontal também aparecem na lista.
O Savegnago, além do desempenho no Estado, também tem destaque nacional: é a 18ª rede do país. O grupo tem 33 lojas espalhadas em 21 cidades do interior e previsão de expansão: quatro novas unidades estão sendo construídas -duas devem inaugurar neste ano.
Segundo o superintendente da rede Savegnago, Sebastião Edson Savegnago, Araraquara e São Carlos devem receber novas lojas ainda neste ano.
A atual expansão foi motivada, diz ele, pelo potencial de consumo da região. "No começo priorizamos Ribeirão e, agora, vamos para outras áreas", disse. A rede deve abrir unidades em Matão e Jaboticabal no primeiro semestre de 2011.
O segundo grupo da região mais bem colocado é a rede Patrezão, de Araraquara, na 16ª posição, seguida pelo Tome Leve, de Colina, em 25ª, e a rede ribeirão-pretana Mialich, na 30ª posição no ranking.
Para Aurélio Mialich, um dos donos da rede que leva o seu nome, e diretor regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados), apesar de redes regionais aparecerem no ranking, o setor verá uma mudança nos próximos dez anos devido à entrada dos grandes grupos em áreas, até então, atendidas por mercados locais.
"Antes era muito hipermercado, com um perfil de ser mais amplo, com atendimento não tão específico. Hoje, as empresas têm todos os formatos, como médios e pequenos, para atender a todo tipo de público. Isso pode gerar fusões e diminuir a concorrência", disse.
Embora a previsão não seja otimista, a rede Mialich cresceu nos últimos quatro anos -passou de três para sete lojas- e vai inaugurar neste mês um supermercado em Orlândia. Outra unidade está em construção em Cravinhos.
O levantamento da Abras foi feito com base em informações de 2009 das empresas.


Texto Anterior: Polícia: Material usado para fazer bomba é encontrado
Próximo Texto: Pelo 2º ano seguido, sobe nº de acidentes de trânsito em Araraquara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.