Ribeirão Preto, Sexta-feira, 07 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelo 2º ano seguido, sobe nº de acidentes de trânsito em Araraquara

Cinco vias da cidade concentram cerca de 19% das ocorrências; quantidade de mortes, porém, caiu

LEONARDO LÉLLIS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Araraquara teve, em 2009, média de 9,84 acidentes de trânsito por dia, revela levantamento da gerência de planejamento da Secretaria de Trânsito e Transporte, feito a partir de boletins de ocorrência registrados pela Polícia Militar.
Foram, no total, 3.592 acidentes na cidade no ano passado, 1.233 deles com vítimas. O número mostra aumento pelo segundo ano seguido, já que, em 2008, foram 3.482 acidentes e, no ano anterior, 3.238.
Apesar da alta no total de acidentes, o número de registros com mortes caiu. Em 2007, foram 27 ocorrências, número que caiu para 16 no ano seguinte e se manteve em 2009.
O gerente de planejamento, Milton Domingues Júnior, credita o aumento do número de acidentes ao crescimento da frota na cidade. De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), pouco mais de 100 mil veículos estavam registrados em Araraquara em 2007. No ano passado, pelo menos 115 mil veículos estavam emplacados na cidade.
Cinco vias concentram cerca de 19% das ocorrências. A avenida 36 (Padre Francisco Coulturato) liderou o ranking no número de acidentes no ano passado, com 155 ocorrências, que deixaram 49 feridos. Juntas, a alameda Paulista, a Via Expressa (Maria Antônia Camargo de Oliveira), a rua São Bento e a rua Maurício Galli somaram 539 acidentes, com 232 feridos e quatro mortes.
De acordo com o gerente, as vias são sinalizadas e algumas delas contam com fiscalização por radar e lombada eletrônica. Para ele, a principal causa dos acidentes é a imprudência e o excesso de velocidade. "Para mudar a mentalidade das pessoas vai um tempo", disse.


Texto Anterior: Região tem 10 supermercados em ranking
Próximo Texto: Estradas: Batida entre caminhões mata 2 em Araraquara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.