Ribeirão Preto, Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel Regional

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Barba de molho

Parecer do procurador regional eleitoral, Luiz Carlos dos Santos, pede a cassação dos mandatos do prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), e do vice, Emerson Pires Leal (PMDB). Eleitos pela coligação "O Trabalho Sério Vai Continuar", eles são acusados de crime eleitoral. Barba, que sucedeu o amigo petista Newton Lima, e Leal assumiram os cargos na última quinta-feira. Um dos crimes apontados é a distribuição de propagandas da prefeitura nos boletos de contas de água. A ação, indeferida em primeira instância, foi movida pelo adversário tucano Paulo Altomani. O julgamento do recurso caberá ao Tribunal Regional Eleitoral. O prefeito não quis se manifestar.



Reflexo. O parecer do procurador respingou também no ex-prefeito Newton Lima, que pretende disputar uma vaga para deputado federal em 2010. A Procuradoria quer que seja declarada a ilegibilidade de Lima por três anos.

Rebaixada. O vice-prefeito Paulo Sérgio David (PSDB) foi nomeado secretário da Saúde em Monte Azul no lugar da enfermeira Bartira Bortolan, que foi "rebaixada" a diretora do posto de saúde. Segundo David, a administração "sentiu uma pressão do povo" para que ele assumisse o cargo.

Muito especial. "Sabe o que é uma cela especial? O diretor da cadeia corta um papel, escreve "cela especial", e gruda na cela comum. Não tem jeito, não tem vaga." A frase foi dita por um policial de Ribeirão Preto que acompanhava ontem pela TV a notícia da prisão da empresária com formação universitária acusada de esfaquear o marido e a filha.

Check-up. Na primeira reunião com gerentes de postos, a secretária da Saúde de Ribeirão Preto, Carla Palhares, recebeu relatórios em que eles apontam os problemas e necessidades de cada unidade. Carla afirmou que, por enquanto, ninguém vai ser exonerado, mas todos deverão cumprir metas que serão definidas pela secretaria.

Check-up 2. Na mesma reunião, a secretária decidiu manter o atual sistema de escalas de médicos plantonistas, mas acenou que tudo pode mudar após o Carnaval.

Aqui não! O juiz Julio César Spoladore Dominguez deferiu liminar proposta pelo Ministério Público Estadual para suspender a emenda à Lei Orgânica do Município que elevava o número de vereadores em Ribeirão de 20 para 25, desrespeitando a Constituição Federal. A emenda foi aprovada no final do ano passado pela Câmara.

Com VERIDIANA RIBEIRO, JULIANA COISSI e ROBERTO MADUREIRA



Texto Anterior: Telefonia: Usuário da região terá portabilidade a partir de 2ª feira
Próximo Texto: Na contramão, Ribeirão vê queda na venda de veículos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.