Ribeirão Preto, Segunda-feira, 08 de Novembro de 2010

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Dólar faz eletrônico custar 20% menos

Aparelhos de TV e computadores portáteis estão entre os equipamentos cujos preços ficaram mais baixos

Pacotes de turismo para o exterior também estão mais baratos por causa da desvalorização da moeda americana

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Os aparelhos de TV e notebooks estão até 20% mais baratos em Ribeirão. Favorecidos pela queda do dólar frente ao real, os eletroeletrônicos estão na lista dos mais vendidos para o Natal.
Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a redução no preço do aparelho de TV ocorre porque o dólar baixo favorece a importação de componentes que integram o aparelho doméstico.
Uma outra explicação está no elevado estoque das empresas fabricantes, que aumentaram a produção nos últimos meses graças à redução de impostos.
Na Lojas Americanas do centro, por exemplo, uma TV de plasma de 32 polegadas que custava R$ 2.100 caiu para R$ 1.700.
Para os notebooks, a explicação é praticamente a mesma. Até pouco tempo, um notebook na Casas Bahia custava R$ 1.700. O mesmo aparelho agora está por R$ 1.400.
A redução nos preços começou a ser sentida em setembro, quando o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pela a ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), apontou as quedas.
À época, o levantamento havia registrado queda de 1,48% no preço da TV. No caso dos notebooks, a queda foi ainda maior: 7,65%.

SERVIÇOS
No setor de serviços, a desvalorização do dólar também barateia a compra de pacotes turísticos para o exterior. Mesmo com cotação superior à apurada pelo mercado, as agências de viagem tiveram redução na cotação do dólar americano e, consequentemente, das viagens.
O setor comemorou o aumentou nas vendas. Segundo o presidente da Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região), Rosivaldo Illipronti, as vendas cresceram, em média, 30% nas 105 agências associadas na região.
Ele afirmou que a baixa do dólar equiparou o preço de viagens nacionais com as internacionais e o consumidor, ao comparar as oportunidades, acaba optando por uma viagem ao exterior.
Os destinos preferidos são países da América do Sul e os Estados Unidos.
O chef de cozinha Leonardo Aguiar, 36, aproveitou o dólar baixo e comprou um pacote para passar o Réveillon em Paris. "Vou descansar e aprimorar meu conhecimento em culinária", disse.
Ele contou que sempre viaja para o exterior e aproveita as promoções proporcionadas pelo dólar baixo. "Neste caso, viajaria pelo Brasil, mas o preço estava bom e acabei comprando esse pacote para o exterior", disse.
Na Granvia Turismo, onde Aguiar comprou o pacote para a França, a agente Paula Dutra Andreo afirmou que as vendas aumentaram cerca de 40% nos últimos três meses com a queda do dólar.
"Em outubro, com US$ 487 ou R$ 900 você conseguiria passar um fim de semana em Buenos Aires, com hospedagem, café da manhã e passeio turístico", explicou a agente de viagens.


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