Ribeirão Preto, Segunda-feira, 08 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entrada excessiva de dólar faz moeda cair, afirma especialista

DE RIBEIRÃO PRETO

A entrada excessiva de dólares no Brasil é a principal explicação para a desvalorização da moeda americana, segundo o professor de economia internacional e industrial da USP em Ribeirão, Sérgio Kannebley.
"Isso acontece porque o Brasil tem registrado entrada excessiva de capital estrangeiro em busca de investimentos tanto financeiros como empresariais", disse.
Segundo dados do Banco Central, desde o começo do ano até outubro o dólar desvalorizou 5,1%. Na última sexta-feira, a moeda fechou cotada a R$ 1,67.
Para superar a tendência de queda, o governo federal comprou dólares e aumentou o IOF sobre as operações financeiras estrangeiras.
Segundo Kannebley, a entrada excessiva de dólares no país ocorre porque os Estados Unidos deixaram de ser um mercado favorável para investimentos depois da crise financeira mundial.
"Com isso, todos os mercados voltaram-se para países de economia emergente como o Brasil. Aqui, eles encontram crescimento econômico e juros altos", disse. (VBF)


Texto Anterior: Dólar faz eletrônico custar 20% menos
Próximo Texto: Painel Regional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.