Ribeirão Preto, Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volume exportado deve ter alta de 36%

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Brasil deve exportar na atual safra de cana-de-açúcar, que termina oficialmente apenas em março do ano que vem, aproximadamente 4,2 bilhões de litros de álcool.
O volume, se confirmado, vai representar um crescimento de 36,3% em relação ao total exportado pelo setor sucroalcooleiro na safra passada (2007/2008).
De acordo com a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), foram exportados na safra anterior 3,081 bilhões de litros do produto.
As exportações brasileiras de álcool têm como destino principal, segundo avaliação da entidade, o mercado dos Estados Unidos.
"O principal destino continua sendo os Estados Unidos, mas há outros também", afirmou o diretor da Unica em Ribeirão Preto, Sérgio Prado. A estimativa de fechamento das exportações de álcool na atual safra foi revisada pela entidade que representa as usinas. A expectativa inicial indicava que seriam exportados algo em torno de 3,9 bilhões de litros do combustível -a atual estimativa, de 4,2 bilhões de litros, representa, portanto, um acréscimo de 7,6%.
Ainda é cedo, na avaliação do diretor da Unica, para avaliar o impacto que a crise da economia norte-americana pode provocar no setor sucroalcooleiro brasileiro. "Não dá para sabermos ainda se comprarão mais ou menos [álcool brasileiro], se produzirão mais etanol a partir do milho ou não. O que é certo é que o Brasil quer ampliar o seu mercado e, conforme for ampliando a necessidade deles [do mercado norte-americano], teremos condições de ofertar", afirmou.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Clima e baixa produção também atrasam o término da colheita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.