Ribeirão Preto, Terça, 9 de março de 1999

Texto Anterior | Índice

TÊNIS
Jogadora de Ribeirão deve fazer sua estréia hoje na competição, na categoria 16 anos
Balau é a favorita no Banana Bowl

free-lance para a Folha Ribeirão

A tenista Ana Júlia Balau, de Ribeirão Preto, é uma das favoritas para conquistar o título do 29º Banana Bowl, na categoria 16 anos, que está sendo disputado na Recreativa. Ela deve fazer sua estréia hoje na competição.
A Recra também sedia as partidas da categoria 14 anos.
Esta é a quarta vez que Ribeirão é sede do torneio, que já revelou alguns jogadores ribeirão-pretanos, como Roberto Jábali e Silvana Campos. A abertura do Banana Bowl foi ontem e o encerramento será no próximo domingo.
Já a categoria 18 anos é disputada no Clube Pinheiros, em São Paulo.
O campeão de cada categoria soma 250 pontos no ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis). Ana Júlia Balau ocupa a quinta colocação no ranking brasileiro e fez boas apresentações nas etapas do Circuito Cosat de Tênis, encerradas no mês passado.
Ana Júlia foi vice-campeã da primeira etapa do circuito, em Cali, na Colômbia, ficou nas quartas-de-final em Guaiaquil, no Equador, e em Lima, no Peru. Já em La Paz, na Bolívia, não ultrapassou as oitavas-de-final.
Além disso, Ana Júlia foi campeã de duplas em San Miguel, na Argentina, e em Punta del Este, no Uruguai. Nas duas competições, a tenista jogou ao lado da catarinense Maria Fernanda Alves.
A etapa de Assunção, no Paraguai, realizada semana passada, não foi disputada por Ana Júlia, para que ela pudesse dar ênfase aos treinamentos para o Banana Bowl.

Elite
Criado em 1969 pelo paulista Alcides Procópio, o Banana Bowl integra os torneios de elite do tênis mundial, na qual estão incluídas outras seis competições (Austrália Open, Roland Garros, Wimbledon, US Open, Itália Open e Orange Bowl).
Cerca de 500 tenistas de 20 países participam do evento, sendo que metade deles já disputou a fase pré-classificatória, realizada no final de semana, na Recreativa.
A delegação brasileira é a maior da competição, com 66 jogadores. Além do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Chile também estão entre os favoritos do torneio.
O Banana Bowl é conhecido por revelar talentos. Foi nessa competição que nomes consagrados do tênis, como John McEnroe, Gabriela Sabatini, Helena Sukova, Gustavo Kuerten, Yannick Noah, Fernando Meligeni, Thomas Muster e Ivan Lendl despontaram para o estrelato.
Nos últimos dois anos, o Banana Bowl foi considerado pela Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e pela ITF o melhor torneio da categoria na América do Sul.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.