Ribeirão Preto, Domingo, 09 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUA E ESGOTO

Ribeirão fica em 6º lugar em ranking de saneamento

DA FOLHA RIBEIRÃO

O serviço de saneamento de Ribeirão Preto saltou 12 posições entre 2007 e 2008 e alcançou o sexto lugar no ranking do Instituto Trata Brasil, que elabora anualmente uma lista sobre o tratamento de água e esgoto nas cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.
Líder no ranking de 2007, Franca caiu uma posição e agora é o segundo município com o melhor sistema de saneamento do país.
Apesar do avanço, Ribeirão ainda está longe da vice-liderança alcançada na lista do Trata Brasil de 2004. No relatório do instituto, o avanço de Ribeirão é atribuído ao aumento na cobertura do tratamento de esgoto, de 38% para 70% da população.
De acordo com o superintendente do Daerp, Tanielson Campos, a condição da rede de água e esgoto de Ribeirão está ainda melhor do que o apontado pelo diagnóstico. "Esses dados são de 2008, hoje já temos 97,54% do esgoto tratado."
Segundo ele, o desafio da autarquia agora é ganhar posições no ranking do saneamento nacional diminuindo o desperdício no sistema de distribuição de água, um dos itens avaliados no levantamento do Trata Brasil.
Para isso, a autarquia municipal pretende investir na troca de parte do encantamento de Ribeirão. "Temos muitas tubulações antigas, principalmente no centro da cidade, que precisam ser substituídas", disse.
Além dessa troca, o Daerp também aposta no monitoramento on-line do sistema de água para evitar perdas.
Segundo Campos, com rastreamento on-line, hoje é possível detectar 25% dos vazamentos imediatamente após eles terem início.
Em Franca, a previsão é que sejam iniciadas nos próximos meses, ao custo de R$ 154 milhões, as obras do Sistema Sapucaí, que irá captar e tratar água do rio Sapucaí-Mirim. O projeto será financiado pela Sabesp.


Texto Anterior: Saúde: Programa Leva e Traz será suspenso em Ribeirão Preto
Próximo Texto: Música, literatura, balé e humor são os destaques culturais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.