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CARGA PESADA
Treminhões levam excesso de peso e podem tombar
Para especialistas, esse é um dos principais motivos de acidentes nas estradas
De acordo com professor de transporte, leis atuais inibem uma fiscalização mais rigorosa sobre os CVCs que carregam cana
DA FOLHA RIBEIRÃO
Pela legislação, nenhuma
CVC (Combinação de Veículos
de Carga), como são chamados
tecnicamente os romeu e julieta, treminhões e rodotrens, poderia transportar mais de 74 toneladas, contando o seu peso.
Na prática, porém, alguns levam até cem toneladas só de cana-de-açúcar. O peso dos veículos, carregados, pode chegar a
120 mil quilos, o equivalente ao
peso de 80 carros populares de
1,5 tonelada.
A carga pesada é apontada
por motoristas e alguns especialistas como o principal motivo para que esse tipo de caminhão seja tão suscetível a se envolver em acidentes.
"Pra frear, precisa de uns 300
metros", disse Devanir Martins, que transporta um treminhão com quase 80 toneladas
só de carga.
De acordo com Creso Peixoto, especialista em transportes
da Unicamp e do Moura Lacerda, em Ribeirão, é a mesma distância que alguns trens de pequeno comprimento levam para parar totalmente.
Segundo Peixoto, apesar do
gritante excesso de peso, a fiscalização fica comprometida
por causa da legislação vigente.
"Hoje, só pode haver balanças
em pistas construídas ao lado
de rodovias, não mais nos acostamentos. Por isso, o caminhoneiro sabe onde tem balança."
Segundo o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo,
que por quatro anos pesquisou
a estabilidade de veículos articulados para sua dissertação de
mestrado, o excesso de peso em
treminhões dificulta que os veículos ganhem velocidade e
também que parem. Vários
motoristas de treminhões consultados pela Folha disseram
que é pouco provável que percebam se um carro bater em
sua traseira.
Melo defende uma formação
específica para os condutores
das CVCs. Atualmente, o motorista com carteira "E" está legalmente habilitado para dirigir uma carreta de um eixo e ao
mesmo tempo um rodotrem
com dez eixos.
Já Peixoto, da Unicamp, diz
que treminhões e semelhantes
não deveriam existir. Segundo
ele, o peso do veículo ainda deteriora o asfalto da pista.
Circulação
As CVCs só circulam se obtiverem AET (Autorização Especial de Trânsito), documento
de porte do motorista emitido
pelo DER (Departamento de
Estradas de Rodagem.
No Estado de São Paulo, foram emitidas até julho, segundo o DER, 38.266 AETs. No ano
passado, foram 81.479. Para fiscalizar caminhões que transportam carga, o DER tem 35
balanças de pesagem no Estado. Há outras 28 balanças das
concessionárias de rodovias.
Por meio de sua assessoria de
imprensa, a autarquia informou que, em julho, foram aplicadas 22 mil multas por excesso de peso no Estado.
(GA e VR)
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