Ribeirão Preto, Domingo, 09 de Agosto de 2009

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CARGA PESADA

Treminhões levam excesso de peso e podem tombar

Para especialistas, esse é um dos principais motivos de acidentes nas estradas

De acordo com professor de transporte, leis atuais inibem uma fiscalização mais rigorosa sobre os CVCs que carregam cana


DA FOLHA RIBEIRÃO

Pela legislação, nenhuma CVC (Combinação de Veículos de Carga), como são chamados tecnicamente os romeu e julieta, treminhões e rodotrens, poderia transportar mais de 74 toneladas, contando o seu peso. Na prática, porém, alguns levam até cem toneladas só de cana-de-açúcar. O peso dos veículos, carregados, pode chegar a 120 mil quilos, o equivalente ao peso de 80 carros populares de 1,5 tonelada.
A carga pesada é apontada por motoristas e alguns especialistas como o principal motivo para que esse tipo de caminhão seja tão suscetível a se envolver em acidentes.
"Pra frear, precisa de uns 300 metros", disse Devanir Martins, que transporta um treminhão com quase 80 toneladas só de carga.
De acordo com Creso Peixoto, especialista em transportes da Unicamp e do Moura Lacerda, em Ribeirão, é a mesma distância que alguns trens de pequeno comprimento levam para parar totalmente.
Segundo Peixoto, apesar do gritante excesso de peso, a fiscalização fica comprometida por causa da legislação vigente. "Hoje, só pode haver balanças em pistas construídas ao lado de rodovias, não mais nos acostamentos. Por isso, o caminhoneiro sabe onde tem balança."
Segundo o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, que por quatro anos pesquisou a estabilidade de veículos articulados para sua dissertação de mestrado, o excesso de peso em treminhões dificulta que os veículos ganhem velocidade e também que parem. Vários motoristas de treminhões consultados pela Folha disseram que é pouco provável que percebam se um carro bater em sua traseira.
Melo defende uma formação específica para os condutores das CVCs. Atualmente, o motorista com carteira "E" está legalmente habilitado para dirigir uma carreta de um eixo e ao mesmo tempo um rodotrem com dez eixos.
Já Peixoto, da Unicamp, diz que treminhões e semelhantes não deveriam existir. Segundo ele, o peso do veículo ainda deteriora o asfalto da pista.

Circulação
As CVCs só circulam se obtiverem AET (Autorização Especial de Trânsito), documento de porte do motorista emitido pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem.
No Estado de São Paulo, foram emitidas até julho, segundo o DER, 38.266 AETs. No ano passado, foram 81.479. Para fiscalizar caminhões que transportam carga, o DER tem 35 balanças de pesagem no Estado. Há outras 28 balanças das concessionárias de rodovias.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a autarquia informou que, em julho, foram aplicadas 22 mil multas por excesso de peso no Estado.
(GA e VR)


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