Ribeirão Preto, Domingo, 09 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unica afirma que desconhece nº de mortes nas pistas

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), principal entidade representativa do setor sucroalcooleiro no país, disse desconhecer dados relativos a mortes ocorridas em acidentes que envolvam caminhões canavieiros.
A entidade também alegou ignorar que motoristas canavieiros terceirizados cumpram jornadas de 12 horas e trabalhem sem folgas. O fato foi confirmado por cerca de 30 motoristas ouvidos pela Folha, além de quatro sindicatos que representam a categoria e de procuradores do Ministério Público do Trabalho.
Em nota, a entidade da indústria afirma que, "se houver algum caso específico dessa natureza, certamente será uma prática isolada, que não representa o que acontece nas 119 empresas associadas, ou mesmo nas cerca de 400 usinas em atividade hoje no Brasil".
Sobre a contratação de motoristas terceirizados para o transporte da cana-de-açúcar, prática que o Ministério Público do Trabalho considera responsável pelas jornadas excessivas dos caminhoneiros, a Unica afirmou que não se envolve nessas discussões por considerá-las "questões operacionais internas, de responsabilidade exclusiva das empresas associadas".
A entidade apresentou a mesma alegação à Folha ao ser questionada sobre o fato de os caminhões, não só os terceirizados como o de usinas, trafegarem nas rodovias com carga acima da permitido pela legislação. "Peso e velocidade de caminhões canavieiros não são aspectos que a Unica acompanha, pois são questões operacionais internas de cada empresa", informou a entidade.
Na avaliação do procurador do Ministério Público do Trabalho Mário Antonio Gomes, que preside o procedimento relacionado a mortes nas lavouras de cana, as terceirizações e a precarização das relações de trabalho no setor de transporte devem ser discutidas de forma ampla e não pontual. "Essa é uma questão que nós teremos que enfrentar", disse Gomes.


Texto Anterior: Carga pesada: Treminhões levam excesso de peso e podem tombar
Próximo Texto: Saiba mais: Queimada já matou dois nas lavouras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.