Ribeirão Preto, Terça-feira, 09 de Agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Motoristas dizem que xênon traz segurança

DE RIBEIRÃO PRETO

Pedro Augusto Geraldes, 23, estudante de administração em Ribeirão, instalou o farol de xênon há dois anos. Segundo ele, a ideia era melhorar a iluminação do carro.
Geraldes disse que a norma do Contran é "contra o progresso". Sem nunca ter sido multado, disse que não pretende tirar o kit.
"Em vez de regular o uso do equipamento, eles [o Contran] apelam para a proibição", afirmou o estudante.
O empresário João Cássio, 24, disse que instalou o xênon por segurança, há seis anos. "Aumenta a visibilidade em rodovias que têm iluminação precária", afirmou.
De acordo com Cássio, ele nunca foi multado ou parado em blitze. Ele atribui a "sorte" a um possível "engano" dos policiais, já que o carro dele -um Sportage- tem a opção de xênon de fábrica.
"Não dá pra saber se instalei ou comprei assim".
Segundo o Contran, ainda não houve uma campanha específica para orientar os motoristas sobre a proibição. O órgão informou que os policiais fazem a fiscalização junto com as blitze de rotina.
Responsável pela fiscalização no Estado, a Polícia Militar informou que não sabe quantos motoristas foram pegos com xênon porque os autos são registrados como "equipamento ou acessório proibido", que abrange outras alterações nos veículos.


Texto Anterior: Venda de faróis proibidos continua
Próximo Texto: Comércio de Ribeirão muda horário para vendas de Dia dos Pais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.