Ribeirão Preto, Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Às vésperas do Natal, comércio de Ribeirão bate recorde de calote

Número de títulos incluídos no SCPC -16.410- foi o maior dos últimos 28 meses

DA FOLHA RIBEIRÃO

Às vésperas de um Natal que tem como pano de fundo a crise mundial, o comércio de Ribeirão Preto registrou, em novembro, recorde de inclusões no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) nos últimos 28 meses.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), foram incluídos no SCPC no mês passado 16.410 títulos, volume que só perde para os 16.626 de agosto de 2006.
No acumulado do ano, o total já chega a 156.474 títulos, também recorde -é a maior marca dos últimos dez anos na cidade.
"Inclusão crescer é sempre preocupante. Acende uma luz amarela", afirmou o economista Marcelo Bosi Rodrigues, do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto). O cenário só não é mais pessimista porque as exclusões -títulos que saíram do SCPC porque o devedor pagou a dívida- tiveram alta neste ano: foram 72.817 de janeiro a novembro, contra 67.196 do mesmo período do ano passado.
"Se o comércio continuar vendendo acima do que o consumidor pode pagar, o capital de giro de boa parte das empresas vai se esgotar. O primeiro prejuízo é sempre o menor, e o aumento da inadimplência pode significar que dias piores virão, já que a inadimplência é filha do crediário", afirmou o diretor do instituto, Antônio Vicente Golfeto. (MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: Mutirões: Ribeirão e São Carlos tentam conter mosquito
Próximo Texto: Sem-teto invadem área de praça em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.