Ribeirão Preto, Domingo, 10 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Estimativa aponta para safra recorde de café em 2010

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgou na última quinta-feira a primeira estimativa da produção de café do ano, que aponta que a safra de 2010 poderá atingir uma produção recorde no país.
Apesar do otimismo, na região de Franca, uma das principais produtoras de café do Estado de São Paulo, a Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) ainda não sabe se a previsão irá se confirmar.
A cooperativa, que reúne 1.900 produtores, adiou para fevereiro a divulgação de dados regionais sobre a expectativa de safra.
O motivo é que o volume de chuvas entre setembro e novembro do ano passado causou um número excessivo de floradas nos cafezais e, por isso, a cooperativa decidiu adiar de janeiro para fevereiro a estimativa da safra, para ter números concretos.
"O fato de ter mais floradas não quer dizer que a safra final vai ser melhor. A frequência foi muito grande, mas a intensidade menor. Agora temos que ver quanto vai sobrar no pé disso tudo", disse Anselmo Magno de Paula, gerente do departamento de comercialização de café da cooperativa.
Já a expectativa da safra nacional divulgada pela Conab estima que o Brasil deverá colher entre 45,89 milhões e 48,66 milhões de sacas de 60 quilos de café.
Se a perspectiva superior for atingida, deverá superar a safra recorde de café da temporada 2002/2003, quando foram produzidas 48,48 milhões de sacas.
Na comparação com a temporada passada, a expectativa para a safra de 2010 é de um ganho entre 17,7% e 25,2% na produção.
Terceiro maior produtor de café do país atrás de Minas Gerais e Espírito Santo, São Paulo tem estimativa de produzir entre 3,857 milhões e 4,103 milhões de sacas.


Texto Anterior: Franca: Prefeitura vai desapropriar casas para criar centro cultural
Próximo Texto: Ministério Público mapeia degradação de mata ciliar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.