Ribeirão Preto, Domingo, 10 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abrigo para mulheres não sai do papel

Construção de casa para abrigar vítimas de violência é uma das principais promessas de Dárcy Vera

ARARIPE CASTILHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Desde quando era vereadora na década de 1990, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), empunha a bandeira da defesa às mulheres. Uma das promessas foi a construção de uma casa abrigo para as vítimas da violência cometida por maridos ou namorados. A iniciativa já teve até verba reservada pelo governo do Estado, mas ainda não saiu do papel.
Na última semana, o governo municipal comemorou a instituição da Coordenadoria da Mulher como "uma grande conquista de 2009".
No entanto, questionada sobre a casa abrigo, a assessoria da prefeitura disse que a implantação do espaço ainda depende da confirmação de um local para a obra, que ainda não tem previsão para o início.
Em 2008, a administração chegou a romper o contrato com uma empresa que construiria o centro -a falta de um lugar adequado foi o entrave.
A proposta da casa abrigo é a criação de um espaço com camas, móveis e utensílios para que a mulher vítima de violência possa permanecer com os filhos. O objetivo é dar segurança e afastá-la do agressor.
Quando foi deputada estadual, Dárcy fez emenda ao Orçamento do Estado para destinar verba ao projeto. Um ano após ter tomado posse como prefeita, em janeiro de 2009, a democrata ainda não conseguiu transformar a proposta em realidade.
A assessoria da prefeitura afirmou que a construção da casa abrigo ainda é uma "prioridade" de Dárcy. A secretária da Assistência Social de Ribeirão, Maria Sodré, encaminhou nota sobre o assunto. Ela informou que a primeira área apresentada para a obra tinha "problemas de ordem documental".
Segundo Sodré, o ponto sugerido inicialmente também era mal localizado, muito próximo à região central, o que traria exposição e risco às mulheres abrigadas. Segundo Sodré, um novo local mais adequado já foi escolhido pela prefeitura.


Texto Anterior: Acordo recupera área utilizada para fazer despejo de entulho
Próximo Texto: Projeto é opção para vítimas de agressão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.