Ribeirão Preto, Domingo, 10 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Busca por novo sabor é tendência, diz especialista

DA FOLHA RIBEIRÃO

O fluxo de pessoas para conhecer peculiaridades gastronômicas produzidas na região de Ribeirão Preto não é acaso, tampouco fenômeno exclusivo do local. De acordo com o consultor de Turismo do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) José Bento Desie, a busca por experimentar sabores novos e conhecer lugarejos é tendência mundial.
"O turismo cultural, que compreende desde música, dança, folclore até culinária, é crescente em todo mundo e deve ter destaque na próxima década. Ao invés do turista contemplativo, ou seja, aquele que vai somente ver um local, temos agora o turismo participativo. A pessoa que viajava quer ter novas experiências, viver momentos diferentes."
Segundo Desie, essas vivências são propagadas por meio do boca a boca.
"Uma pesquisas do Ministério do Turismo mostrou que 80% das pessoas viajam por conta própria, ou seja, são pessoas que fazem pesquisa antes de aprontar as malas, buscam informações com amigos, na internet e, com essa troca, acabam colocando produtos específicos das cidades na rota de turismo", disse.
O especialista aponta uma demanda reprimida para esse tipo de turismo. Segundo ele, faltam produtos do turismo cultural. "A pessoa procura novidades e nem sempre encontra. É preciso descobrir a vocação de uma determinada região e divulgar, investir em ações que atraiam o turista."
Para Desie, o caminho é o cooperativismo entre os produtores de cada região. "A união pode contribuir muito."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Aguardente e cerveja também são atrativos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.