Ribeirão Preto, Domingo, 10 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aguardente e cerveja também são atrativos

DA FOLHA RIBEIRÃO

Não é só pelo estômago que a região de Ribeirão Preto atrai visitantes. Cerveja e cachaça artesanais produzidas na região também têm ganhado projeção e conquistado público que viaja para conhecer o modo de produção.
Em Patrocínio Paulista, cidade de aproximadamente 13 mil habitantes, a cachaça Elisa já atraiu turistas de outros países, como Alemanha e França, e de cantos distantes do Brasil, como o Estado do Acre.
"São pessoas que estão na região por diversos motivos, ficam sabendo que tem uma destilaria e vêm conhecer, ver como é feita", conta o proprietário Christian Johnson. Do plantio de cana-de-açúcar até o engarrafamento, todo o processo é feito no local.
Por duas vezes, a aguardente conquistou o Concurso Nacional de Avaliação da Qualidade de Cachaça, idealizado pelo Laboratório para o Desenvolvimento da Química da Aguardente da USP de São Carlos. Os prêmios deram ainda mais notoriedade ao produto.
"É um reconhecimento da qualidade do produto por especialistas, o que acabou promovendo a marca, trazendo pessoas que são apaixonadas por cachaça ", afirma Johnson.
O alambique produz cerca de 180 mil litros por ano e, para 2010, o projeto é ampliar a estrutura para atender o cliente. "Como temos tido mais procura, queremos montar um quiosque, com tira-gosto, degustação, explicar todo o processo de produção, dar uma recepção melhor aos visitantes", disse o empresário.
Premiada internacionalmente, a cerveja Colorado, produzida em Ribeirão Preto desde 1995, tem tido gradativo crescimento. A fábrica começou com uma produção de 15 mil litros por ano e, em 2009, alcançou o patamar de 370 mil litros de cerveja.
"[A cerveja] é conhecida porque tem ingredientes diferenciados, como mel, rapadura, café. A qualidade das matérias-primas na composição atrai um público selecionado", disse o gerente de marketing da cervejaria, Rodrigo Nikima.


Texto Anterior: Busca por novo sabor é tendência, diz especialista
Próximo Texto: Cultura: Programação da semana é especial para a garotada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.