Ribeirão Preto, Domingo, 10 de Julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aquífero Guarani vai passar por avaliação

Estudo é da Agência Nacional de Águas

DE RIBEIRÃO PRETO

A ANA (Agência Nacional de Águas) vai contratar um estudo para avaliar regionalmente a vulnerabilidade do aquífero Guarani à contaminação e para definir medidas de proteção das águas.
A análise, que será feita no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, deve durar dois anos.
Segundo o gerente de águas subterrâneas da ANA, Fernando de Oliveira, a estimativa é que o levantamento custe R$ 5 milhões. "O estudo faz parte de ações preventivas", disse. O trabalho deverá ser usado pelos Estados para a gestão de recursos hídricos subterrâneos.
Além de avaliar a contaminação das águas, o estudo deve fazer um mapa de fontes potenciais de poluição.
Como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em São Paulo, já havia feito um estudo de vulnerabilidade em áreas de afloramento do aquífero, o levantamento da ANA deve complementá-lo.
Divulgado em março, o estudo do IPT mostrou que o maior vilão do aquífero são lixões desativados e que os canaviais são maioria entre as chamadas zonas de potencial risco, devido aos agrotóxicos.
Para o diretor do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Carlos Alencastre, estudos como esse deveriam ser feitos com mais frequência pela ANA.


Texto Anterior: Inadimplência aumenta 16,9% em Franca
Próximo Texto: Portinari será tema de escola de samba
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.