Ribeirão Preto, Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona-de-casa registra cinco queixas, mas não consegue se livrar do ex-marido

DA FOLHA RIBEIRÃO

"Pode ser um pouquinho antes a entrevista, moça? Senão, meu marido chega e a briga vai começar". É dessa forma que pede à Folha, ao telefone, Helena (nome fictício), 35, mas com aparência desgastada pelas discussões e brigas ao longo de 20 anos de casamento.
Helena mora no Parque Ribeirão Preto, bairro de periferia, com oito dos nove filhos. Como três sofrem distúrbios mentais, não trabalha, para que possa acompanhá-los à escola e aos médicos. E o "inimigo" mora bem ao lado: a casa da ex-sogra é colada ao seu muro. O ex-marido mora com a mãe. Quando bebe -e até sóbrio-, não sai da casa onde morou com Helena, segundo ela.
A dona-de-casa conta que já registrou cinco boletins de ocorrência por agressão. O primeiro foi há quatro anos, depois de uma briga com paus e tijolo. "Eu registro a queixa. O juiz chama para conversar. Aí ele [o ex] fica uma seda."
Ela diz que não consegue impedir a aproximação do ex-companheiro. "O juiz já me disse que não tem como impedir que ele more com a mãe", disse.
A casa onde Helena mora era dos pais. Ela conta não ter renda suficiente para morar em outro local. "Se pudesse, já tinha corrido daqui, longe dele."
Sílvia (nome fictício), 43, cansou das agressões do marido. Depois de apanhar com chutes e socos, foi até a Delegacia de Defesa da Mulher na última sexta-feira registrar queixa. O marido, porém, que estava há algumas semanas longe de casa, na última semana, voltou e avisou: vou ficar.
Mesmo se tivesse opção de ir para um abrigo com os quatro filhos -respectivamente de 8, 9, 10 e 15 anos-, Sílvia não quer abandonar seu lar. "Como vou sair da minha casa e ir para um abrigo se é ele quem está errado? Não é justo."


Texto Anterior: Mulher agredida denuncia e depois recua
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.