Ribeirão Preto, Segunda, 11 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dificuldades geraram um livro

da Folha Ribeirão

Escrito a partir de uma dissertação de mestrado apresentada em um curso de especialização em administração da USP (Universidade de São Paulo), o livro "Gestão A Perder de Vista", de Hugo Cagno Filho, diretor comercial e coordenador-geral da Fri-Ribe discute o futuro das empresas no país.
O autor toca em questões como produtividade, qualidade, características do executivo e do cliente e marketing, tendo como ponto de vista as mudanças ocorridas no cenário econômico brasileiro e internacional.
"O que coloco no livro é exatamente o dilema pelo qual nossa empresa passou: como concorrer com multinacionais dentro de um mercado cada vez mais competitivo", disse Cagno.
Segundo ele, a Fri-Ribe está buscando índices de produtividade internacionais.
"Principalmente no ramo de rações, as empresas que se estabeleceram no mercado são internacionais. Temos consultores nos países do Mercosul e também na Europa, para estarmos sempre atualizados", disse.
O proprietário da rede de supermercados Gimenes, José Alberto Gimenes, também concorda que até mesmo em seu ramo as empresas têm de estar alinhadas com as tendências internacionais.
"Depois que o Carrefour chegou ao Brasil, em 78, tudo mudou. Antigamente, um supermercado durava 30 anos sem mudar. Hoje, se ele fica cinco anos do mesmo jeito, torna-se obsoleto."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.