Ribeirão Preto, Sábado, 11 de Abril de 2009

Próximo Texto | Índice

Ciclista peregrino "invade" o Caminho da Fé

Metade dos fiéis já percorre o trajeto de bicicleta, diz associação; novo ramal sai de São Carlos e, após 530 km, chega a Aparecida

Mais cinco cidades da região de Ribeirão Preto integram o caminho: Cravinhos, São Simão, Santa Rosa de Viterbo, Santa Rita e Tambaú

Edson Silva/Folha Imagem
Crianças acenam para ciclista da Ultra Maratona de Mountain Bike que passa por trecho do Caminho da Fé, no município de São Simão

LUCAS REIS
ENVIADO ESPECIAL A SÃO CARLOS E TAMBAÚ

Quem tem fé vai a pé. A frase, usada por peregrinos que percorrem o Caminho da Fé -versão brasileira do Caminho de Santiago de Compostela-, terá de receber um adendo. Quem tem fé vai a pé, mas se quiser, vai pedalando também.
Metade dos peregrinos que fazem o Caminho da Fé, que agora tem um ramal saindo de São Carlos, já prefere percorrer o trajeto usando bicicleta. De acordo com a Associação dos Amigos do Caminho da Fé, a invasão dos ciclistas ficou mais evidente no ano passado.
"Começou com pouca gente, mas hoje metade [dos peregrinos] faz o caminho de bicicleta. Com a bicicleta se faz o caminho em bem menos tempo. O caminho passou a ser conhecido por ciclistas que gostam de trilhas", disse Almiro Grings, presidente da associação e criador do roteiro. Os 530 km de São Carlos a Aparecida são percorridos em 21 dias a pé; de bicicleta, cai pela metade.
A Folha percorreu, de carro, o ramal de São Carlos, inaugurado no fim do ano passado. Partiu da Catedral de São Carlos onde setas amarelas indicam o caminho. Até Descalvado -parada mais próxima de São Carlos- são 40 quilômetros de estrada de terra e uma recompensadora passagem pelo Santuário da Babilônia, que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Entre as duas cidades, porém, o caminho é feito apenas de bicicleta porque a distância é grande demais para ser percorrida a pé em apenas um dia.
"Não há nenhuma pousada entre São Carlos e Descalvado. Está sendo estudada a construção de uma pousada ou alojamento no meio caminho", disse Mariana Elis de Carvalho, do Departamento de Fomento ao Turismo de São Carlos.
Atualmente, o Caminho da Fé passa por seis municípios da região: Cravinhos, São Simão, Santa Rosa de Viterbo, São Carlos, Santa Rita do Passa Quatro e Tambaú. A associação disse ter sugerido a inclusão de Ribeirão no ano passado, mas o projeto não avançou. "A última administração não se interessou. Vamos tentar novamente neste ano", disse Grings.
O empresário Maurício Nogueira, de São Carlos, planeja percorrer parte do Caminho da Fé na próxima semana. O destino inicial Águas da Prata, perto da divisa com Minas, mas a viagem pode ser estendida. "Eu tinha vontade de fazer o caminho, mas achava que a pé seria muito sacrificante. Como eu sempre gostei de pedalar em trilhas, resolvi juntar alguns amigos e vamos pedalando sem muito compromisso", disse.


Próximo Texto: Concluída 1ª etapa da beatificação de padre Donizetti
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.