Ribeirão Preto, Sábado, 11 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maratona de Mountain Bike pela rota religiosa começa em Bonfim Paulista

DA FOLHA RIBEIRÃO

As belezas naturais que emolduram o Caminho da Fé motivaram a criação de uma competição de ciclismo. A largada da primeira etapa de 2009 ocorreu ontem, em Bonfim Paulista, com 41 ciclistas.
A Ultra Maratona de Mountain Bike Caminhos da Fé, prova que acontece desde 2006, terá neste ano oito etapas. No total, os atletas vão percorrer 461 quilômetros ao longo do ano até chegar a Paraisópolis (MG), a 134 km de Aparecida.
Ontem, os atletas partiram da praça central de Bonfim e seguiram até Tambaú, um trajeto de 108 quilômetros. O primeiro colocado, um atleta de Rio Claro, completou a prova em quatro horas.
Ontem, por volta às 19h, a organização ainda aguardava a chegada do último competidor -a largada ocorreu às 8h. Três ciclistas abandonaram a prova no meio do caminho. Hoje, os atletas partem para Vargem Grande do Sul.
"A ideia da prova é fazer o percurso do Caminho da Fé, aproveitando o espírito aventureiro e as lindas paisagens do caminho. É um tipo de traçado favorável a esse tipo de competição", disse Marcelo Coelho, organizador do evento.
A terceira etapa acontece no dia 2 de maio, e vai de Mococa a São Sebastião da Grama.
Os atletas não chegam até Aparecida. "A partir de Paraisópolis, o caminho fica desfavorável para esse tipo de prova", disse Coelho. Assim como os peregrinos, os ciclistas também se guiam pelas setas amarelas e placas espalhadas ao longo das estradas de terra.
Além da disputa oficial há uma competição por cidades. No ano passado, Tambaú foi a vencedora por equipes. No final da temporada, os vencedores ganham troféus e medalhas. A maratona é valida para o ranking mundial de cross country.


Texto Anterior: Concluída 1ª etapa da beatificação de padre Donizetti
Próximo Texto: Caminhada do Calvário atrasa, mas emociona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.