Ribeirão Preto, Domingo, 11 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-cortador aluga quartos para outros migrantes em Barrinha

Silva Junior/Folha Imagem
Maria Rosário espera o marido na república de cortadores de cana em Barrinha, que tem 19 cômodos divididos por um corredor

DA ENVIADA A BARRINHA E SERRANA

Joaquim Berado de Souza, 59, aposentou-se após "fazer 37 safras" na região. Há 25 anos, o migrante de Minas comprou um terreno em Barrinha e construiu 19 cômodos para alugar a trabalhadores da cana.
O ex-cortador ocupa três cômodos com a filha. Os moradores dos 16 cômodos restantes dividem três banheiros. O aluguel sai por R$ 100. "Eu arrumo tudo: móvel, fogão e botijão de gás." Botijão, aliás, guardado dentro dos cômodos -o que Souza promete mudar.
A maranhense Maria do Rosário Barros, 31, vive com o marido e dois filhos em dois quartos. Ela deixou a casa em São Bento -"grande, cinco cômodos, banheiro dentro". Para não depender dos três banheiros coletivos, pede para tomar banho na "casa" do senhorio.
Em Serrana, o pernambucano José Walmir da Silva, 19, vive com a família de sua namorada (11 pessoas) em um salão onde antes era um bar -a proprietária mora em cima.
Os móveis, cedidos pela dona, dividem o espaço em "cômodos". Silva diz que está procurando outro local para morar. "É muita gente para ficar só nesse espaço."
O aposentado João Gonçalves da Costa, 53, criou moradias em seu terreno. O salão embaixo de sua casa, um antigo bar, virou duas casas. O imóvel ao lado tem mais três quartos e, ao fundo, há seis cômodos, com dois banheiros. "Ouvi falar que vão pegar no pé. Se pedirem, adapto, mas preciso de prazo."
Francisca Pinheiro, 28, e Edinaldo da Conceição, 28, moram em um dos quartos. Ela diz se incomodar de ter de dividir o banheiro com homens.


Texto Anterior: Avanços da cana não chegam às moradias
Próximo Texto: Carol fecha acordo com grupo da Rússia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.