Ribeirão Preto, Domingo, 11 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Em Brodowski, Casa de Portinari é patrimônio e recebe 100 mil visitantes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Quem chega a Brodowski atrás de informações sobre o Museu Casa de Portinari, logo percebe a importância que o lugar tem para sua população. A maioria, incluindo crianças, sabe indicar com precisão o caminho para se chegar à histórica residência do maior pintor brasileiro.
Completando 40 anos, o Casa de Portinari é um dos poucos museus que nunca saiu da tutela da Secretaria Estadual de Cultura. Está instalado na casa em que Cândido Portinari (1903-1962) nasceu e passou parte da vida ao lado dos pais, irmãos e da avó.
No museu, que recebeu perto de cem mil pessoas em 2009, o visitante se depara não com grandes instalações, mas com objetos pessoais, móveis, cadernos de poesias.
Pioneira, a Casa de Portinari oferece ferramentas de acessibilidade que permitem a deficientes aproveitar cada espaço ou obra.
Mantido desde 2008 pela Associação Cultural Amigos do Museu Casa de Portinari, o local recebe cerca de R$ 780 mil por ano para gastos com infraestrutura, serviços de vigilância, conservação, salários de 20 funcionários e programação cultural.
A associação, criada em 1996, ainda é responsável pela gestão de seis outros museus no interior de São Paulo e, em 2009, recebeu R$ 7 milhões do Estado para tocar os trabalhos nos sete museus.


Texto Anterior: Nova "coelhinha": Público com menos de 30 anos lota livraria para assediar Cacau
Próximo Texto: Comercial defende a vice-liderança hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.