Ribeirão Preto, Quarta-feira, 11 de Maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nota "pintada" deve ser trocada em bancos, diz BC

DE RIBEIRÃO PRETO

Comerciantes podem se recusar a receber cédulas que tenham marcas de tinta emitidas por sistemas de segurança de caixas eletrônicos. O mesmo vale para pessoas que têm acesso ao dinheiro após saques, de acordo com o Banco Central.
No sábado, um vigilante de Campinas sacou uma nota de R$ 50 manchada com tinta e registrou o caso na polícia.
Segundo a assessoria do BC, a negativa em receber o dinheiro manchado vale para todos os tipos de notas danificadas, não apenas as "pintadas".
Isso porque, diz o BC, o comerciante ou o consumidor nem sempre saberão distinguir se a nota foi manchada por um dispositivo de segurança ou não.
Na dúvida, se a pessoa recebeu uma nota manchada, deve procurar um banco para pedir a substituição da cédula. Segundo o BC, a troca é obrigatória se a nota for verdadeira.
O dinheiro será enviado pelo banco para a instituição federal, que terá a responsabilidade de avaliar e repor a cédula.
O BC disse que, embora não haja regulamentação para uso dos novos dispositivos, os bancos não cometem nenhuma irregularidade ao adotar a prática.


Texto Anterior: Febraban aguarda sistema de segurança ser regulamentado
Próximo Texto: Agrishow gera R$ 1,7 bi em propostas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.