Ribeirão Preto, Quinta-feira, 11 de Junho de 2009

Texto Anterior | Índice

JUSTIÇA

TJ "veta" montaria em touros na Festa do Peão de Descalvado

DA FOLHA RIBEIRÃO

O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo proibiu o uso de acessórios que causem dor aos animais no Descalvado Rodeio Show, o que gerou o cancelamento das provas de montaria em touros, já que não seria possível realizá-las sem os equipamentos.
O rodeio, que começaria ontem à noite, vai até o próximo domingo, com outras provas, como a dos Três Tambores. De acordo com os organizadores da festa, a decisão saiu na última quinta.
O presidente da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Jerônimo Luiz Muzetti, criticou a decisão e disse que ela pode dar margem a ações semelhantes, incluindo em Barretos. "Se soubesse disso, teria oferecido ajuda jurídica ao pessoal de Descalvado. É bobagem essa história de maus tratos. Todo mundo sabe que não machuca, que os bichos são bem tratados", afirmou Muzetti, que no entanto disse não temer que medida semelhante tenha sucesso em Barretos. "Nós derrubaríamos."
A decisão do TJ ratificou a sentença de primeira instância da Justiça de Descalvado. O promotor Fábio José Moreira dos Santos disse que entrou com a ação em abril para impedir a "crueldade". Segundo ele, há laudos de veterinários no processo que atestam que os acessórios prejudicam os animais.
Fernando Maciel, um dos organizadores da Festa do Peão de Descalvado, disse que, apesar de a sentença em primeira instância ter sido negativa ao rodeio, acreditava que a decisão poderia ser revertida e que as montarias iriam acontecer até o dia em que souberam da sentença.
Maciel disse não esperar que o cancelamento da prova afete o público da festa. "Muita gente já comprou convite. Esperamos umas 6.000 pessoas por noite. Ele disse que, no processo, foram anexados laudos de veterinários que dizem que os acessórios usados na montaria não machucam os touros.


Texto Anterior: Saúde: Gasto com pessoal pode atrapalhar reajuste a médico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.