Ribeirão Preto, Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blitz flagra 5 crianças na colheita da laranja na região

Operação parou 25 ônibus de transporte rural em dois pontos de Porto Ferreira

Avaliação do Ministério do Trabalho mostra que 23 dos ônibus fiscalizados apresentaram algum tipo de irregularidade

ROBERTO MADUREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO

Uma blitz conjunta do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Polícia Militar flagrou ontem cinco crianças em trabalho irregular na colheita da laranja em fazendas de Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro, na microrregião de São Carlos.
Dos cerca de 400 trabalhadores rurais abordados, os fiscais do trabalho também acharam um sem registro.
A operação parou 25 ônibus de transporte rural em dois pontos de circulação, em Porto Ferreira. Três motoristas foram multados, dois por falta de habilitação e um por ter tentado furar o bloqueio policial.
Do total, 23 ônibus apresentavam irregularidades, segundo avaliação do Ministério do Trabalho. Entre elas, falta de autorização do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e más condições de segurança e conservação.
Segundo o gerente regional do Ministério do Trabalho em São Carlos, Antônio Valério Morillas Junior, a escolha pela realização da operação no fim da safra foi estratégica.
"No fim, eles [turmeiros e produtores] relaxam mais, pois acham que não haverá fiscalização. Além disso, podemos identificar os problemas neste ano, para podermos propor TACs [Termos de Ajustamento de Conduta] para o ano que vem", afirmou.
Do trabalho feito ontem, será elaborado um relatório que será entregue ao Ministério Público do Trabalho, que abrirá inquéritos em alguns casos.
"Vamos procurar saber quais produtores são responsáveis por quais problemas e ver as penas cabíveis. Em determinados casos, podemos abrir uma ação civil pública", disse o procurador Cássio Dalla-dea, do MPT de Araraquara. As multas aos produtores podem variar de R$ 20 mil a R$ 30 mil.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Fiscalização também buscava achar drogas entre bóias-frias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.