Ribeirão Preto, Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Total de policiais mortos em serviço cai 89,4% em 2008

DA FOLHA RIBEIRÃO

Em caminho contrário ao número de denúncias de abuso, a quantidade de pessoas mortas por policiais em serviço caiu de 19, em 2007, para duas no ano passado, o que deixou a região do Deinter 3 com um dos mais baixos índices do interior do Estado. Os dois casos de 2008 na região aconteceram em Araraquara.
Na estatística, entram casos de mortos por policial, ainda que durante tiroteio ou confronto com criminosos. Para o ouvidor das polícias, Antônio Funari Filho, a queda é reflexo do trabalho de fiscalização da Ouvidoria, Corregedoria e do próprio povo em relação ao trabalho dos policiais. De acordo com ele, a população chegou à conclusão que "é preferível não ter um policial a ter um que seja bandido".
"Particularmente em Ribeirão tivemos vários casos relacionados a grupos de extermínios, que foram todos desmantelados pela inteligência da própria polícia. Esse trabalho fez chegarmos ao atual nível."
O Deinter 6, em Santos, que é responsável por 23 localidades e uma população que chega a 4 milhões de pessoas durante a temporada de verão do litoral, foi o recordista, com 15 casos de mortes -com 17 vítimas- envolvendo policiais.


Texto Anterior: Líderes: Ribeirão Preto e São Carlos têm mais registros na região
Próximo Texto: Tecumseh demite 350 em São Carlos e culpa crise mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.